Foto: Ingrid Arandt/Divulgação

01

JUN

02

JUN
HORÁRIOS Sab e dom das 13h às 17h

Arte cemiterial é tema de pesquisa e exposição fotográfica

O projeto apresenta o resultado da pesquisa sobre o trabalho do mestre artífice Jakob Schmitt em esculturas em pedra arenito em cemitérios da região de Dois Irmãos

VER GALERIA

A arte da cantaria em pedra nas lápides dos cemitérios da região de imigração alemã da antiga colônia de São Leopoldo foi alvo de projeto de pesquisa e documentação desenvolvido pela arquiteta Ingrid Arandt. Intitulado como Steinhauermann – Escultura em Pedra das Lápides de Jakob Schmitt: A Preservação do Saber-Fazer da Cantaria Tradicional, o projeto foi contemplado no Edital de Concurso Pró-Cultura RS FAC #juntospelacultura_2.

Por meio de uma exposição itinerante de fotografias das esculturas em pedra nas lápides de Jacob Schmitt, uma oficina de desenho de observação das lápides e seus elementos escultóricos e o lançamento de um catálogo, quer se destacar essa arte da cantaria em pedra e um de seus mestres-artífices.

– As fotografias e croquis contribuirão para a preservação da memória desse saber-fazer, em que o registro iconográfico desempenha importante papel, possibilitando futuras inúmeras utilidades dessas representações cadastrais – comenta Ingrid Arandt.

A arquiteta explica que nos primeiros dois meses de projeto foram realizadas a pesquisa histórica em arquivos, acervos, museus e a visitação aos cemitérios da região, a fim de fazer registros e coletar informações sobre este mestre artífice e sobre a atividade de cantaria em pedra. As informações coletadas e sistematizadas estão sendo finalizadas e o resultado poderá ser conferido em breve na exposição e no guia de visitação propostos no projeto.

A exposição itinerante percorrerá cinco municípios, passando por Dois Irmãos, Morro Reuter, Sapiranga, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O lançamento acontecerá neste sábado (1º/6), o Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, ficando a exposição aberta e gratuita até o dia 2 de junho, das 13h às 17h.

Já no domingo (9/5), será possível conferir a exposição durante a Festa da Colheita, no Salão Paroquial da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), também em Dois Irmãos. No dia 21 de julho a exposição será realizada durante o Chá de Inverno no Pavilhão da Comunidade Luterana da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), também em Dois Irmãos.

Sab e dom das 13h às 17h

Espaço Cultural Antiga Matriz (Avenida São Miguel, 473 – Centro | Dois Irmãos)

Entrada franca