Livro de Isabel Allende inspira jantar cultural

Nesta sexta-feira (17/5), às 20h, o Instituto Ling promove um Jantar Cultural Literatura e Gastronomia em homenagem ao livro "Afrodite - Contos, Receitas e Outros Afrodisíacos"

Nesta sexta (17/5), o Instituto Ling promove um Jantar Cultural Literatura e Gastronomia em homenagem ao livro Afrodite - Contos, Receitas e Outros Afrodisíacos, da chilena-norte-americana Isabel Allende, considerada uma das mais importantes escritoras da América Latina.

Sua obra servirá de inspiração para o cardápio elaborado pelo chef Marcelo Schambeck, estabelecendo uma deliciosa e curiosa analogia entre gastronomia e amor. O Jantar Cultural terá participação musical da cantora Nani Medeiros e comentários da jornalista e doutora em teoria literária Bete Duarte, curadora do projeto Da Estante à Mesa: Literatura e Gastronomia.

Os ingressos podem ser adquiridos online e no local.

 

Cardápio

Boas-vindas: pão levain, mostarda fermentada, manteiga com curry e figo com mel

Entrada: vieiras, maçã verde, aipo e pepino. Carne cruda, morango, framboesa e queijo

Principal: camarão, grão de bico, cenoura e agrião

Pré-sobremesa: sorbet de pêra e cardamomo

Sobremesa: bolo de coco e gengibre com sorvete de baunilha

 

Marcelo Schambeck está entre os grandes talentos da gastronomia nacional. Formado pela Unisinos, trabalhou ao lado de chefs como Flávia Quaresma, do restaurante Carême (RJ) e passou pelas cozinhas de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado Maní (SP). Em seus cardápios, busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e o uso de produtos orgânicos. Fundou e cozinhou no charmoso bistrô Del Barbiere, onde se dedicava a um cardápio ao mesmo tempo despretensioso e requintado.

Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS. Foi editora do caderno Gastrô do jornal Zero Hora por quase vinte anos e é especializada em jornalismo gastronômico.

Nani Medeiros é cantora, atriz, locutora e bacharel em Direito. Como cantora tem um trabalho voltado à interpretação de samba, choro e canções brasileiras, com referências na música de Elis Regina, Elizeth Cardoso, Clara Nunes e Nana Caymmi.

 

Sexta 20h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)

R$ 270 (o valor inclui a harmonização)