Matinal assinantes

"Antártica por um Ano", documentário de Julia Martins, estreia nos cinemas

O longa vai mostrar a experiência de brasileiros que viveram durante um ano na Estação Antártica Comandante Ferraz

Antártica por um Ano, documentário dirigido por Julia Martins, estreia nesta quinta (16/5) nos cinemas brasileiros. O longa vai mostrar a experiência de quinze brasileiros que viveram um ano na Antártica.

O filme recebeu o prêmio de Melhor Produção no Festival Internacional de Cineastas de Nova York (International Filmmaker Festival of New York). Com produção da 3 Tabela Filmes, em coprodução com Mise en Cine, o documentário tem distribuição da EH! Filmes

O longa acompanha a rotina de marinheiros que viveram por 12 meses na estação antártica brasileira, apoiando as pesquisas científicas do país no continente gelado. O filme revela as dificuldades da viagem até a estação e os desafios enfrentados pelo grupo no dia a dia, diante de condições climáticas extremas, do isolamento e das saudades das famílias. E como se trata de uma estação brasileira, mesmo em meio à neve e ao gelo, não poderiam faltar churrasco, futebol, carnaval, festa junina…

Ao contrário do que se pode esperar de um documentário passado na Antártica, o foco principal do filme não é a natureza, mas sim a experiência humana, e mais especificamente a brasileira.  Os biólogos e cientistas formam grande parte da população flutuante da estação.

Esse é um mundo de marfinites, líquens, algas, musgos e briófitas, de coletas, pesquisas climáticas, ondas atmosféricas e medições de relevo. Ao realizar pesquisas substanciais na Antártica, mantendo lá uma estação com propósitos científicos, o Brasil garante a sua participação no Tratado Antártico, o que pode ser muito importante para gerações futuras.

A Antártica, devido ao seu isolamento, é como um imenso laboratório ao ar livre que guarda a história do clima do planeta, além de ser o ar-condicionado do hemisfério sul. As suas mudanças climáticas afetam o Brasil.

Antártica por um Ano conta com depoimentos de marinheiros responsáveis pela manutenção da base e de pesquisadores e cientistas que realizam um trabalho científico na estação e seus arredores. O filme teve apoio da Marinha do Brasil e foi contemplado em edital público da Ancine para sua realização.

 

Confira o trailer de Antártica por um Ano: