Meu Filme Favorito com Cláudia Laitano

Nesta quinta-feira (16/5), às 19h, será realizada a exibição do filme "Antes do Amanhecer" no Instituto Ling, seguida de um bate-papo entre o público e a jornalista

Nesta quinta (16/5), acontece o terceiro encontro do projeto Meu Filme Favorito de 2019. O jornalista e crítico de cinema Roger Lerina recebe a jornalista Claudia Laitano para falar sobre um dos filmes que marcaram sua vida: Antes do Amanhecer (1995), de Richard Linklater, protagonizado por Julie Delpy e Ethan Hawke. A sessão é seguida de bate-papo e começa às 19h, no Instituto Ling. Os ingressos devem ser adquiridos online ou no local.

Antes do Amanhecer é uma das primeiras realizações em longa metragem do cineasta, roteirista e escritor norte-americano Richard Linklater – diretor de Boyhood, vencedor do Globo de Ouro, do Bafta e do Festival de Berlim em 2014 –, e lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim de 1995. Considerado pela crítica um dos melhores filmes da década de 1990, o longa é o primeiro da aclamada Trilogia do Antes, marcada por uma leve e inteligente narrativa no tempo presente, em que os personagens compartilham suas esperanças, piadas, sonhos e preocupações.

A continuação veio nove anos mais tarde, em 2004, com o filme Antes do Pôr-do-Sol, que explica o que acontece com o casal nos anos seguintes ao encontro no trem. Em 2013, o filme Antes da Meia-Noite encerra a trilogia.

 

Sinopse

Jesse (Ethan Hawke) é um jovem norte-americano em final de viagem pela Europa. A caminho de pegar seu voo de volta para casa, conhece a estudante francesa Celine (Julie Delpy) em um trem para Viena. Os dois começam a conversar e logo se envolvem em uma crescente paixão.

Mas, existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará aos Estados Unidos. Como não sabem se terão uma nova chance para se ver novamente, decidem passar as 14 horas que lhes restam juntos.

 

Claudia Laitano é jornalista formada pela UFRGS, com especialização em Economia da Cultura, colunista do jornal Zero Hora e autora dos livros Agora Eu Era e Meus Livros, Meus Filmes e Tudo Mais.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

 

Confira o trailer de Antes do Amanhecer:

 

Quinta 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)

R$ 20 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)