"Conversas ao Cubo", de Clóvis Dariano. Foto: Divulgação

07

MAI

09

JUN
HORÁRIOS Ter a sex das 10h às 19h
Sab das 10h às 20h
Dom das 10h às 18h

Ecarta apresenta exposição de Clóvis Dariano

Segunda mostra do ano integra projeto Seleção Ecarta e ganha leitura de coletivo formado por professores, artistas e pesquisadores

Para valorizar nomes expressivos da arte contemporânea brasileira, a Galeria Ecarta apresenta o projeto Seleção Ecarta com abertura nesta terça (7/5), às 19h.  A convidada é a professora, pesquisadora e crítica de arte Mônica Zielinsky, que indicou o artista Clóvis Dariano para realizar a exposição.

São em torno de 15 trabalhos de diferentes períodos com predominância da linguagem de fotografia. As obras foram selecionadas pelo próprio artista – e, a partir daí, Mônica reuniu professores, artistas e pesquisadores com diferentes níveis de experiências no campo da arte para ampliar o olhar sobre a obra do artista convidado

O grupo é formado por Camila Schenkel, Denis Rodriguez, Eduardo Veras, Giordano Gio, Luciana Paludo, Neiva Bohns, Niura Ribeiro, Rafael Pagatini, Ricardo Ayres e Rochele Zandavalli.

De acordo com André Venzon, que coordena a galeria, o objetivo do projeto é expandir a visão e democratizar o conhecimento sobre a produção do artista, aportando múltiplos e novos olhares para a narrativa poética de Dariano.

– Cada convidado para leitura das obras apresentará, ao longo da mostra, um texto reflexivo que vai ser associado ao espaço da exposição – afirma.

A mostra permanece aberta ao público até 9 de junho, com entrada franca.

Clóvis Dariano (Porto Alegre/RS, 1950) estudou pintura com Paulo Porcella de 1965 a 1967 e dois anos após se tornou técnico em propaganda. Cursou no Instituto de Artes da UFRGS de 1970 a 1974, realizou pesquisas em arte conceitual com Julio Plaza de 1972 a 1973 e estudou gravura em metal com Iberê Camargo em 1973.

Atuava também na direção e fotografia de seu próprio estúdio desde 1970. Em 1977 fundou o Nervo Óptico, publicação aberta às novas poéticas visuais, com os artistas Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Mara Álvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos.

Possui obras no Museu Francês da Fotografia, Museu de Arte da Ufrgs e nas coleções de Joaquim Paiva e Gerdau. Atualmente, ministra oficinas e palestras sobre fotografia e suas possibilidades artísticas.

Ter a sex das 10h às 19h, Sab das 10h às 20h, Dom das 10h às 18h

Fundação Ecarta (Avenida João pessoa, 943)

Entrada franca