Instituto Ling amplia prazo de inscrições no edital Ponto de Teatro 2019

Inscrições no projeto que visa apoiar as artes cênicas de Porto Alegre poderão ser realizadas até o dia 6 de maio

O Instituto Ling ampliou o prazo para inscrições no edital da segunda edição do Ponto de Teatro – projeto que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais. Com curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça, o projeto vai oferecer, ao longo de 2019, a apresentação de seis espetáculos e a realização de oficinas de crítica teatral.

Para compor a programação, três peças inéditas de artes cênicas (dança e teatro) – sendo uma delas para o público infantil – serão selecionadas por meio do edital. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 6 de maio, às 14h.

Podem participar no edital pessoas jurídicas com atuação no Rio Grande do Sul. Os espetáculos escolhidos receberão apoio financeiro de até R$ 20 mil, além de serviços de montagem, sonorização e iluminação para a produção do espetáculo. O Instituto Ling também disponibilizará datas no seu auditório para seis sessões de cada espetáculo, entre agosto e dezembro de 2019.

Além do edital, a curadoria convidou outras três peças inéditas para fazerem suas estreias no Ponto de Teatro 2019. Em maio, a peça Homem de Lugar Nenhum – com direção de Eduardo Kraemer e atuação de Zé Adão Barbosa e Renato Del Campão – discute política e amor, em uma colagem de textos de autores clássicos e contemporâneos.

Em junho, o Sarcáustico encena A Última Peça, em comemoração ao aniversário de 15 anos do grupo, com direção de Gabriela Poester. Em julho, a Companhia de Solos & Bem Acompanhados traz a atriz Deborah Finocchiaro na montagem Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue, que tem direção e dramaturgia de Vinicius Piedade.

– Em um contexto de restrição de espaços, públicos e fontes de financiamento para as artes cênicas, o Ponto de Teatro viabiliza estreias e investe na qualificação do público e na ampliação do campo de reflexão – afirma o curador Renato Mendonça.

A cada temporada será realizada também uma Oficina de Crítica Teatral, ministrada por Mendonça. Voltada ao público em geral (com idade mínima de 18 anos), a oficina contempla conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais – e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico, que será publicado em plataforma digital. Serão seis oficinas – uma a cada espetáculo apresentado na programação –, com dois encontros cada uma e seis vagas por turma.