A artista Angélica Dass. Foto: Divulgação

27

ABR

01

MAI
HORÁRIOS Diversos horários

Fundação Iberê Camargo recebe o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre

De 27 de abril e 1º de maio, todos os espaços da centro cultural serão ocupados pela 12ª edição do evento, que neste ano abordará os deslocamentos provocados por crises políticas e ambientais

De 27 de abril e 1º de maio, todos os espaços da Fundação Iberê Camargo serão ocupados pela 12ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre  FestFoto 2019, que abordará os deslocamentos provocados por crises políticas e ambientais, além de dar espaço para os dilemas identitários contemporâneos. Com o tema Da Diáspora: Identidade, Hibridismo, Diferença, o evento vai reunir autores, especialistas e público em geral em uma agenda de atividades e exposições gratuitas.

Os seminários e atividades presenciais ocorrem entre 27 de abril e 1º de maio, enquanto as exposições principais seguem até 26 de maio.

As atividades começam com a conferência Imagem e Imigração na Europa, do curador italiano Enrico Stefanelli. Ele fará uma retrospectiva histórica da produção fotográfica europeia sobre imigração e a recente crise provocada pelo deslocamento de refugiados africanos pelo Mediterrâneo. Outro destaque da programação será a exposição coletiva de fotografias em grandes dimensões, que reunirá obras de brasileiros e estrangeiros, selecionados a partir da visita e participação dos curadores em eventos internacionais.

Entre os destaques, o projeto Humanae, da artista carioca radicada na Espanha, Angélica Dass; Paisagem Movediça, de Bruno Bernardi, sobre o deslocamento dos moradores do distrito de Bento Ribeiro, em Mariana (MG), provocado pelo rompimento da barragem da Samarco-Vale; e Patagônia em Conflito, projeto em andamento do argentino Pablo Piovano sobre as disputas pela propriedade de terra no território do povo mapuche.

A mostra também apresentará casos emblemáticos de deslocamentos humanos como o êxodo dos africanos no chamado Genocídio em Ruanda, fotografado por Américo Mariano, na década de 1990. O caso recente dos colombianos, que após duas décadas de guerra interna, buscam no uma chance de prosperidade em Antofogasta (Chile), também será apresentado pelo chileno Cristian Ochoa, no ensaio Sueño Sudamericano.

Outra novidade de 2019 é a realização da Residência Artística, voltada especialmente para residentes no Rio Grande do Sul, cujos resultados comporão a mostra e serão tema de um seminário.

O FestFoto é considerado a principal oportunidade para autores do país terem contato com críticos e especialistas brasileiros e estrangeiros. A posição foi obtida tanto pela qualidade dos críticos que vêm a Porto Alegre quanto pelos resultados práticos que oferece.

O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre também participará do programa Encontro de Educadores, da Fundação Iberê, com a oficina gratuita Imagens e Migração. Com monitoria de Cristian Ochoa, que apresentará sugestões para tratar o tema em sala de aula, a atividade ocorre no dia 27 de abril, das 10h às 12h, no auditório da Fundação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste link.

 

Programação

27 de abril a 26 de maio – Exposições
27 de abril a 1º de maio – Palestras e debates | Local: Auditório

Sábado (27/4)
15h – Abertura e inauguração das exposições
16h –  Um conto haitiano: Mateus Bruxel (RS) e Maxony Vertu (Haiti) | Mediação: Maria Helena Bernardes
17h30min – Imagem e imigração: Enrico Stefanelli (Photolux/Itália) | Mediação: Sinara Sandri
19h – Lançamento de livros

Domingo (28/4)
15h –  Urbe global, cidades randômicas: Letícia Lampert e Lívia Pasqual | Mediação: Marco Antonio Filho
16h30min Identidade, cotidiano, resistência: Igor Simões e Lázaro Roberto | Mediação: Marco Antonio Filho
18h – Purgatório: Ignacio Iturrioz – Prêmio Uruguaio de Fotografia | Mediação: Sinara Sandri

Terça (30/4)
17h – O artista no quintal: Mariane Lima e Eduardo Montelli | Mediação: Taís Cardoso
18h30min – Flávio Edreira – Coletivo VEO – Vencedor da convocatória FestFoto 2019 | Mediação: Carlos Carvalho

Quarta (1/5)
15h –  Pequena Alemanha: Bruna Engel e Larissa Hansen | Mediação: Tiago Coelho
16h30min – Faltam mil anos de história: Gabriel Carpes e Clarice Speranza | Mediação: Marco Antonio Filho
18h – Sonho Sul Americano: Cristian Ochoa (Chile) | Mediação: Sinara Sandri

Domingo (26/5) – Encerramento do FestFoto 2019

Diversos horários

Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000)

Entrada franca