Matinal assinantes

Foto: Edmar Junior/Divulgação

25

ABR
HORÁRIOS Quinta 20h

Chico Saraiva apresenta novo trabalho no Instituto Ling

Nesta quinta-feira (25/4), às 20h, o premiado violonista realiza show de lançamento de seu novo trabalho, intitulado "Violão-Canção"

VER GALERIA

Nesta quinta (25/4), às 20h, o premiado violonista Chico Saraiva lança seu novo trabalho, Violão-Canção, no Instituto Ling. No repertório, composições próprias em parceria com músicos como Luiz Tatit, Paulo César Pinheiro e Mauro Aguiar, além de peças instrumentais gravadas com o grupo A Barca e suas composições mais recentes e inéditas. O show terá participação especial do cantor, violonista e compositor Leandro Maia.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou presencialmente, no local.

Nascido no Rio de Janeiro, mas catarinense de criação, o violonista Chico Saraiva é um dos mais importantes nomes da nova MPB. Com uma sólida carreira que vem sendo construída desde 1998, Saraiva é membro fundador do grupo A Barca, que pesquisa e interpreta a música de raiz brasileira.

Toca em parceria e como convidado em diversos projetos, como o Duo Saraiva-Murray, com o violonista Daniel Murray. Em 1999, o músico lançou seu primeiro álbum, o instrumental Água (MCD), gravado com Edu Ribeiro (bateria) e Zé Nigro (baixo).

Em 2003, venceu o Prêmio Visa e gravou o CD Trégua, com canções interpretadas por grandes cantoras e cantores brasileiros. Em 2005, o disco é relançado pela gravadora Biscoito Fino e recebido como uma "obra-prima" pela crítica europeia.

Em 2008, no álbum Saraivada (Biscoito Fino), o próprio compositor da voz às canções letradas por grandes poetas brasileiros, com sonoridades e sotaques rítmicos que interagem com a moderna e inventiva linguagem harmônico-melódica de Chico. Em 2009, lança o CD Sobre Palavras (Borandá), em parceria com a cantora Verônica Ferriani e com o letrista carioca Mauro Aguiar.

Em 2013, o projeto Tejo-Tietê, em parceria com a cantora portuguesa Susana Travassos, apresentou canções que exploram um viés mais introspectivo e lírico de sua produção. No mesmo ano, Chico finaliza seu mestrado em processos composicionais na ECA/USP, com um projeto baseado em entrevistas com grandes mestres, intitulado Violão-Canção: Diálogos Entre o Violão Solo e a Canção Popular Brasileira.

Quinta 20h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)

R$ 50 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)