Vale Sagrado dos Incas. Foto: Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski/Divulgação

18

ABR

19

MAI
HORÁRIOS Ter a sex das 9h às 21h
Sab dom e feriados das 12h às 21h

Palestra abre exposição fotográfica sobre cultura inca

O Laboratório Fotográfico da Casa de Cultura Mario Quintana inaugura nesta quinta-feira (18/4) a mostra fotográfica “Cultura Inca”, de Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski

O Laboratório Fotográfico da Casa de Cultura Mario Quintana abre nesta quinta (18/4) a mostra Cultura Inca. São 22 imagens de Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski, que permanecem para visitação até 19 de maio, no Hall Fotográfico. No dia da abertura, Paulo Gusmão fará uma palestra sobre os costumes e curiosidades do ancestral povo latino americano. A apresentação acontece às 19h, no Auditório Luiz Cosme; em seguida ao debate, a exposição será oficialmente inaugurada. Os dois eventos têm entrada franca.
 
Entre as peculiaridades da cultura Inca que serão debatidas está a origem do próprio nome da civilização. A história conta que Manco Cápac, nascido no século 13 – também conhecido por Manco Inca – é reconhecido como o primeiro governante de Cuzco e fundador do império inca. Já segundo a lenda, Manco Cápac e Mama Ocllo (a Deusa da Lua) emergiram das águas do Lago Titicaca, próximo à Ilha do Sol – hoje pertencente ao território boliviano –, e de lá viajaram por túneis subterrâneos até chegar à região de Cuzco, onde fundaram o império inca. Por essa razão, a palavra inca, em quéchua, significa “Filhos do Sol”.

Ter a sex das 9h às 21h, Sab dom e feriados das 12h às 21h

Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca