Foto: Eduardo Kraemer/Divulgação

11

ABR

25

ABR
HORÁRIOS Quintas 22h

Teatrofídico apresenta "Os Males do Fumo"

Inspirada na obra de Anton Tchekhov, a peça tem sessões nos dias 11, 18 e 25 de abril, às 22h, no Von Teese

VER GALERIA

Inspirada na obra de Anton Tchekhov (1860 – 1904), com adaptação e direção de Renato Del Campão e atuação de João Petrillo, a peça Os Males do Fumo tem sessões nos dias 11, 18 e 25 de abril, às 22h, no Von Teese. Ingressos no local.

Uma pequena obra-prima da literatura mundial, a peça possui as marcas típicas da poética do autor: a brevidade, a economia de procedimentos, a linguagem irônica, o humor e o aprofundamento psicológico da personagem. Tchekhov foi dramaturgo e escritor russo e é considerado um dos maiores contistas de todos os tempos.

No teatro, a colaboração de Tchekhov com o diretor Constantin Stanislavski (1863 – 1938) resultou em montagens antológicas, como A Gaivota (1898), Tio Vânia (1899) e As Três Irmãs (1901), responsáveis pela divulgação de sua obra por toda a Europa.

Os Males do Fumo conta a história de Ivan Nioukhini, um homem envolvido com dois problemas evidentes: a morte iminente, em virtude dos 20 anos de tabagismo, e o peso de um casamento de 20 anos com uma mulher dominadora. A comicidade proposta por Tchekhov seria transformar as desgraças desse sujeito em uma boa razão para que ele continuasse fumando, apesar de todos os pesares.

No enredo, esse homem casado, cuja esposa é dona de um "pensionato para mulheres”, encontra-se sozinho em um pequeno auditório, onde se prepara para proferir uma palestra sobre os malefícios do fumo. Mal começa a conferência, dispara a dizer tolices, trivialidades, demonstrando o desconforto psicológico e emocional do personagem.

Quintas 22h

Von Teese (Rua Bento Figueiredo, 32)

R$ 20