"Índio Bugre", reprodução de litografia de Jean Batiste Debret. Foto: Fundo Iconográfico, AHRS/Divulgação

09

ABR

31

MAI
HORÁRIOS Seg a dom das 10h às 20h30min

Temática indígena em exposição no Memorial do RS

Projeto do Arquivo Histórico do Estado apresenta uma edição especial na programação do evento "Abril Indígena 2019", em cartaz no primeiro andar do espaço entre 9 de abril e 31 de maio

VER GALERIA

Índios no Rio Grande: Uma História de Lutas, Dificuldades e Resistência é a temática da edição especial do projeto Mês a Mês na História que fica em cartaz no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, entre os dias 9 de abril e 31 de maio. A exposição apresenta registros de concessões de terras e outros materiais que revelam a falta de compreensão e a eliminação da cultura indígena.

A mostra, elaborada pela equipe do Arquivo Histórico do RS, integra a programação do evento Abril Indígena 2019: Conhecimentos e Territórios TradicionaisO público está convidado para ler cuidadosamente as fontes primárias da mostra, em que os textos de difícil leitura foram transcritos. A entrada é franca.

O evento destaca as trajetórias históricas desses grupos, suas ações políticas e estratégias de existência na sociedade brasileira, sobretudo na luta pelo reconhecimento das terras tradicionais. O público pode conferir a exposição, além de mesas de especialistas – com nomes ligados à temática indígena –, a exibição de audiovisuais e rodas de conversas com integrantes dessas comunidades. 

A mostra conta com a projeção de filmes do projeto Tela Indígena, materiais do Núcleo de Saberes Indígenas (UFRGS), peças do acervo da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (UPIDE), da Prefeitura de Porto Alegre, e de instituições de defesa das comunidades, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI-Sul), o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e a Assessoria a Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas (SEMEAR/SAJU/UFRGS).

Serão apresentados ainda itens de acervos das instituições da Secretaria da Cultura: material arqueológico milenar e contemporâneo (Museu Antropológico do RS) e peças arqueológicas – ósseo e adornos – do Museu Arqueológico do RS, de Taquara/RS. E, também, documentos originais e imagens do Arquivo Histórico do RS que remetem aos primeiros contatos com comunidades nativas do Rio Grande do Sul, em uma edição especial do projeto Mês a Mês na História.

O evento integra a 17ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), e a programação local da Noite dos Museus, em Porto Alegre, prevista para o dia 18 de maio

A Ação Educativa do Memorial do RS oferece visitas mediadas à exposição para grupos e escolas. O agendamento prévio deve ser encaminhado para o e-mail memorial.acaoeducativa@gmail.com, com horários disponíveis entre terça e sexta, das 10h às 17h.

 

Programação:

Terça (9/4), às 14h

Mesa 1  Conhecimentos Tradicionais

Cida Bergamaschi – FACED/UFRGS (mediadora)

Rodrigo Venzon – coordenador do Conselho Estadual Povos Indígenas (CEPI-RS)

Iracema Nascimento – kujá (pajé Kaingang) Morro Santana

Daniel Kuaray Acosta – professor de Saberes Tradicionais (Terra Indígena Cantagalo)

SEMEAR/SAJU/UFRGS – acadêmica de Direito, Viviane Kaingang

 

Quarta (10/4), às 14h

Mesa 2  Filmes e roda de conversa com lideranças e comunidades

 Xapiri, de Leandro Lima e Gisela Motta

Mborai e Jerojy Mbya  Canto e Dança Mbya Guaranide Wera Tukumbó Agustinho Moreira e Kuaray Alexandre Ortega

Mbya Mirim (Neneco e Palermo), de Patrícia Ferreira e Ariel Ortega, Vídeo nas Aldeias

Osiba Kangamuke – Vamos Lá, Criançada, de Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini.

 

Quinta (11/4), às 14h

Mesa 3  Territórios Tradicionais

Rodrigo Venzon – CEPI-RS (mediador)

Roberto Liebgott – CIMI/RS

Cacique Timóteo Oliveira – Ponta do Arado

Prof. Dr. José Catafesto (PPGAS/LAE/UFRGS)

André Benites (liderança indígena)

 

Seg a dom das 10h às 20h30min

Memorial do Rio Grande do Sul (Avenida Sete de Setembro, 1020)

Entrada franca