Matinal assinantes

Foto: Maí Yandara/Divulgação

06

ABR
HORÁRIOS Sab 17h

Ospa destaca obras de compositores brasileiros no terceiro concerto da Série Pablo Komlós

Neste sábado (6/4), às 17h, a orquestra se apresenta sob a batuta de Neil Thomson, diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás. A solista convidada é a pianista Catarina Domenici

VER GALERIA

Neil Thomson é referência em regência no cenário internacional da música de concerto e um dos maestros com mais intensa atuação orquestral no Brasil. Neste sábado (6/4), às 17h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe-o para o terceiro concerto da Série Pablo Komlós. Ele rege um programa dedicado à música brasileira, com obras de Ronaldo Miranda (1948 –), Claudio Santoro (1919 1989) e José Siqueira (1907 – 1985).

A pianista Catarina Domenici, vencedora do Prêmio Açorianos 2018 como melhor instrumentista, é a solista convidada. Os ingressos podem ser adquiridos online ou no local, no dia da apresentação, das 14h às 17h.

A apresentação se inicia com a obra O Carnaval de Recife  Suíte de Bailado, do paraibano José Siqueira. Inspirada nos folguedos e tradições folclóricas de Pernambuco, a peça explora a musicalidade tupiniquim e reflete o caráter nacionalista do catálogo do compositor.

Na sequência, a pianista brasileira Catarina Domenici sobe ao palco para interpretar os solos do Concertino para Piano e Orquestra de Cordas, de Ronaldo Miranda. Composto em meados da década de 1980, apresenta sonoridades leves e instrumentação complexa. Musicista e compositora de sólida formação musical, Catarina tem se apresentado ao lado de importantes orquestras de toda a América e é conhecida dos palcos de música clássica do Brasil e do mundo.

Na segunda parte da tarde, a orquestra executa a Sinfonia nº 5, de Claudio Santoro. Escrita em 1955, a obra remete a ritmos amazônicos e reflete toda a pluralidade técnica do compositor.

O estilo sinfônico das músicas de Santoro é muito apreciado pelo maestro Neil Thomson, que faz questão de incluir suas obras no repertório. De origem britânica, o regente mudou-se para o Brasil após receber o convite para se tornar diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiás. Ele vem a Porto Alegre especialmente para realizar sua estreia à frente da Ospa.

Mais informações no site ou pelo telefone (51) 32227387.

Sab 17h

Casa da Música da Ospa (Avenida Borges de Medeiros, 1501)

R$ 30 a R$ 80