Matinal assinantes

Cartaz: Divulgação

05

ABR

07

ABR
HORÁRIOS Diversos horários

Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade

A terceira edição da mostra será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim, com o intuito de sensibilizar as crianças ao tema da sustentabilidade

A Semente  Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade chega a sua terceira edição em 2019 mantendo-se fiel ao seu propósito: sensibilizar as crianças ao tema da sustentabilidade, semeando um olhar proativo e responsável instigado pelos filmes. Realizada dentro da programação da 4ª Virada Sustentável Porto Alegre, a mostra exibirá filmes gratuitos ao público infantil, além de realizar ações especiais que amplificam a conscientização das crianças sobre o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. 

A mostra será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana, e nas escolas da rede pública de ensino. A curadoria é de Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e membro do Grupo Nacional Cultura Infância – que estimula ações culturais para as crianças –, e de Aleteia Selonk, da Okna Produções, que também assina a produção da mostra.

– A Semente já faz parte da agenda cultural da cidade de Porto Alegre e temos muito orgulho de produzi-la mais um ano. Criar novas plateias e participar da formação de um público consciente com as questões ambientais é um dos propósitos da Okna – diz Aleteia. 

Dentre os 18 filmes brasileiros que serão exibidos nesta edição da mostra, destaque para o premiado A Piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva, que sensibiliza o público infantil sobre a importância da economia de água. Já a animação Virando Gente, de Analúcia Godoi, trata de como as crianças começam a perceber a si mesmas e o mundo ao ser redor, por meio da história do garoto Bruno. E a importância de aprender a ler e escrever é abordada na animação Vento, de Betânia Furtado, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Os animais também estão em evidência nos filmes selecionados, como em H2obby, de Flávia Lopes Trevisan, que conta a história de um cachorrinho que fica amigo de um cubo de gelo; em Pólen Pólen, de Leandro Teichimann, sobre a vida das abelhas; e em O Jabuti e a Fruta, de Renato Barbieri, uma lenda cheia de bichos e mistérios da floresta. 

Como nas outras edições da mostra, o evento terá um espaço pedagógico no saguão da Casa de Cultura Mario Quintana, ao lado da Sala Eduardo Hirtz, durante os três dias de evento. No local, orientado pela pedagoga Camila Bettim e pela artista visual Alice Wapler, as crianças poderão experimentar e brincar com os materiais que compuseram a base de alguns curtas-metragens, como os elementos naturais.

Esse espaço compreende num ambiente colaborativo ao processo de vivência das crianças num contexto cultural. O espaço estará aberto de sexta a domingo, das 14h às 18h30min, para receber gratuitamente crianças e adultos de todas as idades.  

Confira o programação completa aqui.

Diversos horários

Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca