Matinal assinantes

Cartaz: Divulgação

05

ABR

07

ABR
HORÁRIOS Diversos horários

Virada Sustentável Porto Alegre chega à quarta edição

O megaevento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019. A Virada reúne 175 atrações e atividades gratuitas e abertas ao público, em diferentes locais da Capital

A quarta edição da Virada Sustentável Porto Alegre vai rolar nos dias 5, 6 e 7 de abril. O principal objetivo do evento é chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU com seus 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, a Virada vai abordar principalmente temas como a redução das desigualdades sociais – em especial as questões dos imigrantes e refugiados –, consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas.

O evento reúne 175 atrações e atividades gratuitas e abertas ao público, em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital: Associação Cultural Vila Flores (com diversos espetáculos multiartísticos, uma feira de inovação e sustentabilidade, e diversas oficinas e atividades literárias); a Casa de Cultura Mario Quintana (onde a programação será realizada exclusivamente por pessoas do gênero feminino); o Parque da Redenção (com intensa programação socioambiental, infantil e de comida saudável, além da Serenata Iluminada e da exposição O Mundo em Movimento, que aborda a questão dos deslocamentos humanos); o Centro Cultural da UFRGS (com uma programação eclética de artes, projeções audiovisuais e um seminário com foco no tema "Amazônia"); e a Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar (onde a ênfase será dada pela exposição Os ODS na Virada, além de música, teatro de rua, dança, espetáculos circenses, oficinas e rodas de conversa). 

Das atividades que compõem a quarta edição da Virada, 157 foram escolhidas por meio de um edital de adesões e serão realizadas de forma autônoma, por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas. A organização estima que mais de mil pessoas estarão diretamente envolvidas na realização dessas atividades.

A cada edição, a Virada realiza diversos debates e seminários, sendo um deles o evento que marca a abertura do festival. O tema deste encontro inaugural será inovação e sustentabilidade, em uma parceria com o Movimento POA Inquieta e o Theatro São Pedro.

O POA Inquieta vem reunindo diferentes grupos e pessoas com iniciativas que apresentam soluções para problemas urbanos crônicos, buscando alternativas na economia criativa, na inovação e nas ações e empreendimentos sustentáveis. Outro seminário sobre o tema da Amazônia, clima, índios e economia também será realizado, em parceria com a UFRGS. As inscrições estão abertas.

Nesta edição, a Virada Sustentável Porto Alegre criou 11 roteiros – as Trilhas –, que agrupam as atividades por interesses específicos: Atividades descentralizadas, Bem-estar, Comida sustentável, Consumo responsável, Migrações e deslocamentos, Mudanças climáticas, Mulheres na Virada, Música, Saraus e literatura, Teatro, dança e circo e Viradinha (trilha infantil).

Cada trilha está ligada a um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e dão a dimensão da amplitude do evento. Como a sustentabilidade é um tema transversal, algumas atividades compõem mais de uma Trilha.

A programação completa está no site, com busca por data, local e horário. 

Diversos horários

Diversos locais

Entrada franca