Matinal assinantes

Foto: Equipe Acervo Literário Erico Verissimo/Divulgação

Exposição "Olhai os Lírios do Campo 80 Anos" viaja o Estado

A mostra é composta por 17 cartazes e narra a história do célebre romance de Erico Verissimo

VER GALERIA

O Acervo Literário Erico Verissimo (ALEV) traz a público e convida para a exposição Olha os Lírios do Campo 80 Anos, que segue pelo interior do Rio Grande do Sul, agora em parceria com o Sesc/RS. A mostra é composta por 17 cartazes que narram a história do célebre romance de Erico Verissimo (1905 – 1975).

Cartas, fotos, críticas literárias de jornais, capas da obra publicada em outros países ficarão disponíveis ao público das cidades de Carazinho, Uruguaiana, Erechim, Cruz Alta e Caxias do Sul. Cenas do filme Mirad los Lírios del Campo (Argentina, 1947, direção de Ernesto Arancibia) e de outras adaptações da obra são exibidas em um documentário – banda audiovisual da exposição – dirigido por Márcio Soares, pesquisador do filme portenho.

A curadoria da mostra está a cargo da professora Maria da Glória Bordini, diretora do ALEV. A pesquisa e produção executiva é da equipe Acervo Literário Erico Verissimo, composta também por Gabriela Guindani, Juliana Pauletto e Grace Costa Pedroso.

Olhai os Lírios do Campo foi lançado em 1938 pela Editora Globo com sucesso inesperado. Logo atingiu muitas edições, que hoje superam 1 milhão de exemplares.

Amado pelo público em geral, mas nem sempre apreciado pela crítica, foi a independência de Erico Veríssimo como escritor. Foi traduzido em vários idiomas, inclusive asiáticos, conquistando leitores não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

 
Datas da exposição pelo Estado:
 
Abril – Sesc Carazinho

Junho – Sesc Uruguaiana

Agosto – Sesc Cruz Alta

Outubro – Sesc Erechim

Novembro – Sesc Caxias do Sul