Semana é marcada por intervenções circenses em Porto Alegre

Até 31 de março, será realizada uma intervenção circense em um local diferente da cidade, contemplando sete regiões

O Dia Nacional do Circo é comemorado em 27 de março, mas em Porto Alegre está sendo celebrado durante toda a semana e faz parte das atividades alusivas ao aniversário da cidade. Até 31 de março, todos os dias será apresentada uma intervenção circense em um local diferente da capital gaúcha, contemplando sete regiões. A ação final acontece no domingo (31/3), com um cortejo de variedades se deslocando pela Orla do Guaíba.

O evento é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Associação de Circo do Estado e é aberto ao público.

As intervenções terão aproximadamente 30 minutos de duração. Os locais escolhidos são de livre circulação e que tenham alta concentração de público. Em caso de chuva, cada ação terá uma segunda opção de local, que seja coberta e próxima à primeira.

 

Programação:

Quarta (27/3)
Intervenção: Suspensão
Artistas: Artistas circenses resultantes de uma oficina ministrada por Gabriel Martins anterior ao projeto
Local: Terminal Triângulo – Av. Assis Brasil, 4320 - Sarandi
Horário: 12h30min
Produção: Gabriel Dias Martins
Sobre a intervenção: Suspensão acontecerá no Terminal Triângulo com diversos artistas circenses. Em um espaço de grande fluxo de pessoas artistas com seus objetos estarão construindo imagens e jogos configurados em um tempo e ritmo a parte do espaço. Tem como mote central os mais simples jogos de malabarismo. Parte da investigação da simplicidade na relação do corpo com os objetos. O malabarismo como ponto de partida para construir um pequeno roteiro de tarefas a serem cumpridas, cada uma delas moldando o corpo a repetição, construindo um fluxo entre o lançamento dos objetos ao ar e os deslocamentos pelo espaço. Esta intervenção será produto de oficina de montagem com artistas circenses, com a direção de Gabriel Martins, artista e diretor de produções contemporâneas em circo.
 
Quinta (28/3)
Intervenção: Singular
Local: Praça Estado de Israel – próximo à Rua Vicente Lopes dos Santos – Menino Deus, junto à Feira Modelo que ocorre às quintas
Horário: 16h
Artista: Carollini Marafigo Arpino (Carollini Diabolini)
Produção: Patrícia de Oliveira Freitas Sacchet
Sobre a Intervenção: Singular será uma performance inspirada no espetáculo homônimo da artista Carollini Marafigo, que usa como linguagem visual o malabarismo e a palhaçaria. Há um ano rodando o Brasil e a América Latina, a artista se utiliza de elementos como diabolos, bolinhas, facões e equilibrismo para compor seu show e justificar sua singularidade ao apresentar sozinha nas ruas e praças do mundo.
 
Sexta (29/3)
Intervenção: Namah Nádia
Local: Orla de Ipanema – Av. Guaíba próximo ao nº 436, perto do Monumento de Oxum. Caso chova, em frente ao local em área coberta.
Horário: 21h
Artista: Nádia Manoua Garcia Correa (Namah Nádia)
Produção: Ramon Ortiz
Sobre a intervenção: Intervenção urbana da artista Namah Nádia com bambolês de luz e bambolês de fogo em meio ao caminhar dos pedestres que transitam pelo calçadão da orla de Ipanema na Zona Sul de Porto Alegre, incidindo diretamente no cotidiano dos transeuntes.
 
Sábado (30/3)
Intervenção: Mágico Everton
Artista: Everton Souto Carvalho
Local: Região das Ilhas
Produção: Luciano Fernandes
 
Domingo (31/3)
Local: Orla do Guaíba, inicio próximo ao monumentos das cuias, fim no Gasômetro
Horário: 16h
Produção: Coletiva dos produtores envolvidos no projeto
Artistas: Todos os envolvidos nos projetos, somado alguns produtores e todos os que aderirem ao convite aberto.

Diversos horários

Diversos locais

Entrada franca