Matinal assinantes

"The City of Entertainment". Foto: Veronica Vaz/Divulgação

26

MAR

26

ABR
HORÁRIOS Ter a sab das 9h às 18h
Dom e feriados das 14h às 18h

Exposição fotográfica "A Little White Chapel" registra performance artística em Las Vegas

O no Centro Histórico-Cultural Santa Casa inicia sua programação em 2019 nesta terça-feira (26/3), às 19h, com a mostra da artista visual Verônica Vaz

VER GALERIA

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa inicia sua programação em 2019 apresentando a exposição A Little White Chapel, da artista Verônica Vaz. A mostra apresentará um conjunto de obras recentes que tomam como ponto de partida uma performance realizada pela artista durante sua estadia na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. A individual segue até dia 26 de abril, com entrada franca.

Las Vegas é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, uma cidade conhecida por oferecer praticamente “tudo”. Paradoxalmente, os turistas em sua maioria vão para ficar por pouco tempo, desafiando-se a transformar suas rápidas passagens em memoráveis maratonas de consumo. Cassinos temáticos, hotéis luxuosos, fast food, réplicas de monumentos do mundo, grifes famosas, letreiros luminosos e uma cidade aclamada como a capital nupcial do planeta.

Ao deparar com essa pulsação consumista de Las Vegas e sua relação com o universo dos casamentos, a artista decidiu realizar parte de seu roteiro turístico vestida de noiva – uma forma de vivenciar a cidade a partir da performance social do casamento. O que diferencia Verônica das mais de 110 mil noivas que se casam anualmente em suas rápidas passagens por Las Vegas?

Da imponência das capelas com sinos e querubins à banalização do casamento drive-thru; dos selfies em pontos turísticos aos divertidos flagrantes de uma noiva em sua jornada de 24 horas por uma cidade desconhecida, sem noivo e sem casamento.

Com uma produção voltada para a performance em sua relação com o vídeo e a fotografia, Verônica Vaz apresenta um conjunto de obras que desdobram essa experiência em autorretratos, vídeos, letreiros e um livro de artista. A Little White Chapel é a primeira mostra individual da artista em Porto Alegre.

Verônica Vaz é artista visual graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM Sul. Sua pesquisa artística se desenvolve no campo da performance e na utilização do seu corpo como matéria de trabalho, envolvendo também a produção de fotografias – em geral autorretratos –, vídeos e objetos.

Em Porto Alegre, sua obra foi exibida em instituições como Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Porão do Paço Municipal, Casa de Cultura Mario Quintana e Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi). Também participou de mostras no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (RJ) e na The Room Gallery (Veneza, Itália).

Ter a sab das 9h às 18h, Dom e feriados das 14h às 18h

Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75)

Entrada franca