Fotos: Diego Bertini/Divulgação

26

MAR
HORÁRIOS Ter 21h

"Zoravia", o filme, tem pré-estreia no Guion Cinemas

Documentário de longa-metragem dirigido por Henrique de Freitas Lima sobre a artista visual Zoravia Bettiol tem pré-estreia nesta terça-feira (26/3), às 21h

VER GALERIA

Zoravia, o filme, tem pré-estreia nesta terça (26/3), às 21h, no Guion Cinemas. O documentário de longa-metragem de Henrique de Freitas Lima é dedicado à artista visual Zoravia Bettiol e integra a série Grandes Mestres.

No fim dos anos 1980, o diretor Henrique de Freitas Lima foi convocado pela crítica de arte e gestora cultural Evelyn Ioschpe para uma tarefa especial: integrar o projeto Arte na Escola – hoje o carro chefe entre os programas da Fundação Ioschpe, de abrangência nacional e com sede em São Paulo. A ideia era promover uma forma eficiente de arte educar, por meio do uso de vídeos sobre o fazer artístico, e que pudessem ser usados em sala de aula acompanhados por materiais pedagógicos produzidos por especialistas.

Esse foi o ponto de partida de uma série de documentários que o cineasta propõe. Em 2012, o diretor lançou Danubio, que teve o pintor e gravador Danubio Gonçalves (1925) como homenageado. Agora, chega aos cinemas Zoravia.

Zoravia foi filmado em Porto Alegre e São Paulo, cidades em que a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e militância por causas relacionadas à cultura, meio ambiente e direitos humanos. Participam do filme muitos nomes conhecidos das artes plásticas brasileiras, como o crítico de arte Jacob Klintowitz e a gravadora Maria Bonomi, além de uma legião de gaúchos, todos vinculados a trajetória da homenageada.

Desfilam na tela nomes saudosos como a socióloga Lícia Peres e o diretor e dramaturgo Ronald Radde e também artistas em plena atividade como André Venzon, Maria Inês Rodrigues e Rosane Morais.

A face militante de Zoravia se revela pela voz dos companheiros de luta da Agapam – Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente e o escritor Luis Fernando Verissimo, entre outros. Imagens cedidas pelos acervos da RBS TV e TVE dão conta da longa trajetória da artista. A família de Zoravia, especialmente a filha, a atriz e diretora Nora Prado, é responsável por alguns dos momentos mais tocantes do filme.

O filme estreia na capital gaúcha no dia 28 de março, exclusivamente no Guion, e integra comemorações da Semana de Porto Alegre. Paralelo ao filme no Guion, Zoravia exporá sua arte no lobby e café do cinema, com foco na aquisição com condições facilitadas – grande oportunidade para quem quiser levar para casa uma obra original da artista.

Zoravia é o sexto longa-metragem de Henrique de Freitas Lima, depois de Tempo sem Glória (1984), Lua de Outubro (1997), Concerto Campestre (2004), Danubio (2010) e Contos Gauchesco (2012). O realizador vem alternando na carreira a ficção com os documentários.

 

 

Confira o trailer de Zoravia:

 

 

Ter 21h

Guion Cinemas (Shopping Nova Olaria – Rua General Lima e Silva, 776)

R$ 28 e R$ 14 (meia entrada)

Mais Informações