O Programa de Alfabetização Audiovisual lançará o Kino Clube – Cineclube Escolar

Como novas ações como Kino Clube e Cursos Vagalume, o projeto promoverá o 11º Festival Escolar de Cinema, com sessões sistemáticas ao longo do ano letivo na Cinemateca Capitólio e na Sala Redenção

O Programa de Alfabetização Audiovisual inicia a sua segunda década de atividades ininterruptas dando continuidade a projetos já consolidados, como o 11º Festival Escolar de Cinema. Com uma programação diversificada e atendendo todas as faixas etárias e níveis de escolaridade da educação básica, o festival revigora a experiência da sala de cinema, amplia repertórios e qualifica a experiência do audiovisual no universo escolar.

São três semanas de sessões voltadas a grupos escolares, que serão realizadas em duas importantes salas de cinema de Porto Alegre: Cinemateca Capitólio e Sala RedençãoCinema Universitário. Nesta edição, será exibida uma variedade de curtas e longas-metragens e trechos de filmes, que vão de clássicos ao cinema nacional contemporâneo.

Entre os títulos programados estão curtas-metragens do mestre francês Georges Méliès e da pioneira do cinema Alice Guy, o atualíssimo Ilha dos Cachorros (2018), de Wes Anderson, e os destaques nacionais Café com Canela (2017), de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e Benzinho (2018), de Gustavo Pizzi.

Como novas ações, o Programa de Alfabetização Audiovisual lançará o Kino Clube  Cineclube Escolar, com sessões sistemáticas ao longo do ano letivo, também voltadas ao público escolar, na Cinemateca Capitólio. O Kino Clube terá sua primeira sessão no dia 11 de abril, quando será exibido o clássico do gênero de fantasia A História sem Fim (1984), de Wolfgang Petersen.

No eixo de formação docente, o Programa de Alfabetização Audiovisual oferecerá cursos que impulsionam o entendimento da linguagem audiovisual e toda sua diversidade, enfoques e abordagens. Serão as ações do Laboratório Vagalume  Estudos em Audiovisual e Educação, que já se encontra em sua quarta edição.

 

Serviço

11º Festival Escolar de Cinema e Kino Clube
Agendamentos a partir de 1º de abril de 2019
Cinemateca Capitólio e Sala Redenção – Cinema Universitário
Para estudantes e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e público em geral.
Informações: alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com; festivalescolardecinema@gmail.com e projetokinoclube@gmail.com e pelos telefones
3289 7460 / 3289 7458 ou no site.