Matinal assinantes

Cartaz: Divulgação

20

MAR

12

MAI
HORÁRIOS Ter a dom das 10h às 19h

Elvira T Fortuna mostra suas fotos no Margs

A mostra fotográfica “Caminhos Imaginários” tem vernissage nesta terça-feira (19/3), às 19h, nas Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli inaugura a exposição fotográfica Caminhos Imaginários, de Elvira T Fortuna, nesta terça (19/3), às 19h, nas Salas Negras do museu.

Com coordenação de Gilberto Perin, a mostra apresenta 34 fotografias, entre negativos em vidros originais, lâminas, matrizes, fotogravuras, tecido e ampliações em papel e pode ser vista até 12 de maio, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

O projeto busca propor um encontro e conflito de espaços diferentes, reais ou deslocados do seu habitat original e dos lugares por onde a fotógrafa andou. Esses novos caminhos estão presentes em seus trabalhos atuais, nos quais Elvira propõe ao público a oportunidade de trilhar espaços imaginários fazendo associações das imagens com suas próprias experiências.

Elvira traz, também, a inquietação em sua busca por novos  e alternativos formatos, como a fotogravura, que terá um destaque no espaço expositivo apresentando as etapas do processo. A fotógrafa tem como influência e inspiração constante o avô Manoel Tomazoni, sendo que a exposição apresentará alguns negativos em vidro realizados por ele.

Elvira T Fortuna é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e pós-graduada em Gestão Cultural pela Universidade de Girona (Espanha). Atuou por 11 anos como coordenadora de comunicação da Fundação Iberê Camargo. Trabalhou também com fotogravura, impressões em canvas, em quadrados de madeira no tamanho 10 cm x 10 cm, papel fotográfico metálico e impressões em tecido.

Produziu, em 2013, a sua primeira exposição, chamada Rádio Relógio 18:12, em parceria com Biba Corrêa. Durante um ano, conectadas pelo tempo, as artistas registraram o Guaíba de ângulos diferentes no mesmo instante, às 18h12min, de todas às terças-feiras. Ponto de Vista, na Galeria Nieto, e Um Certo Olhar, na programação Dia C do Distrito Criativo, no Espaço 373, foram seus recentes trabalhos.

Gilberto Perin é graduado em comunicação social pela PUCRS (1976). Fotógrafo, roteirista e diretor de cena. Como fotógrafo fez exposições no Brasil e Exterior. No Museu do Futebol de São Paulo, apresentou a exposição Vestiário (2013), durante cinco meses, com fotos dos bastidores de um clube de futebol da segunda divisão do Rio Grande do Sul. Camisa Brasileira, outra exposição com fotografias da mesma série, participou do Circuito de Artes-Sesc no RS (2010 a 2012), além de exposição na França (2011) e Itália (2014).

Ter a dom das 10h às 19h

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/nº)

Entrada franca

Mais Informações