Capa. Foto: Divulgação

15

MAR

31

MAR
HORÁRIOS Diversos horários

Projeto Curta Literatura em Uruguaiana

A iniciativa vai se realizar de 15 a 31 de março, com oficinas gratuitas de literatura e cinema, ministradas pelo escritor Guto Leite e pelo diretor e produtor Rodrigo Castelhano

O projeto Curta Literatura levará para Uruguaiana, entre 15 e 31 de março, oficinas de Literatura com o doutor em Letras e professor da UFRGS, poeta, compositor e cantor Carlos Augusto Bonifácio Leite (Guto Leite) e oficinas de Cinema, que serão ministradas pelo professor, diretor e produtor gaúcho Rodrigo Castelhano.

O projeto nasce com a proposta de aproximar o público consumidor do fazer artístico, permitindo ao público sair da condição de mero consumidor, passando a se interessar também pela problematização da narrativa. A provocação fica ainda mais audaciosa quando a proposta permite transformar a arte literária em filme.

Entre uma oficina e outra, o cronograma contempla encontros com o produtor cultural Cleverson Ferreira, que abordará assuntos pertinentes ao mercado cultural e conceitos básicos da atuação dos profissionais envolvidos, consumidores e estrutura social.

O projeto acontece na sede do Sesc Uruguaiana e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas online.

Guto Leite foi vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura de 2012 na categoria Criação Literária com o livro Entrechos ou Valas do Silêncio, editora Letra&Vida, 2012. Lançou o seu sexto livro em novembro de 2017, talvez um instrumento que se houve ao fundo, pela editora Moinhos, de Minas Gerais.

É autor de dois discos de canções autorais: Brique (2015), produzido por Luciano Mello, e dez canções sem as quais você não poderá viver nem mais um segundo (2017), que recentemente lhe rendeu o prêmio Açorianos de Música, na categoria Melhor Compositor –MPB de 2018, disco produzido por Arthur de Faria

Rodrigo Castelhano iniciou sua carreira artística como ator aos 15 anos. Já produziu ou dirigiu aproximadamente 50 curtas-metragens, seis longas-metragens, dezenas de filmes publicitários e programas de televisão. Há 22 anos ministra cursos de interpretação para TV, cinema e publicidade em diversos estados do Brasil.

Cleverson Ferreira atua como produtor cultural em todo território nacional. Participou de projetos culturais relacionados ao cinema, literatura, teatro, música e artes visuais. Promove workshops sobre o mercado cultural da música e desenvolve projetos para enquadramento em leis de incentivo à cultura e editais.

Diversos horários

Sesc Uruguaiana (Rua Gen. Flores da Cunha, 1984)

Entrada franca