Nina Rouge. Foto: Fabio Alt/Divulgação

15

MAR

24

ABR
HORÁRIOS Diversos horários

Aliança Francesa celebra o Dia Internacional da Francofonia

Diversas atividades gratuitas serão realizadas na sede Moinhos de Vento, a partir desta sexta-feira (15/3)

Para celebrar a volta às aulas e o Dia Internacional da Francofonia, comemorado mundialmente no dia 20 de março, a Aliança Francesa Porto Alegre promove, a partir desta sexta (15/3), diversas atividades gratuitas na sede Moinhos de Vento.

Em cartaz de 15 de março a 24 de maio, a exposição O Mundo É Minha Pátria: A Migração Haitiana e Senegalesa no Brasil propõe um olhar diferente sobre a realidade do Estado que, nos últimos anos, recebeu haitianos e senegaleses que tentam se integrar à realidade brasileira. Os fotógrafos Diego Vara, Mateus Bruxel e Tadeu Vilani acompanharam durante dois anos o dia a dia e os desafios desses migrantes que vieram ao Brasil na busca por um futuro.

O resultado desse trabalho fotográfico dá espaço para a discussão das políticas migratórias em terras brasileiras. A língua francesa ressoa hoje com novos sotaques no sul do Brasil. O objetivo dessa exposição é mostrar a diversidade dos mundos francófonos, mas, também, mostrar os obstáculos enfrentados diariamente por homens e mulheres que buscam uma vida melhor.

Também no dia 15, às 19h, a sede Moinhos de Vento abre as portas para receber a jornalista, produtora cultural e DJ Nanni Rios com um set muito especial de boas-vindas. Nanni convida o público a uma viagem pela música brasileira de todas as épocas: da tropicália à novíssima MPB, passando por bossa nova, carimbó e manguebeat, tudo temperado com o que há de mais dançante na música francesa.

No sábado (16/3), às 17h, a  AFPOA  recebe o público para uma tarde de chanson francesa, com atrações muito especiais: Nina Rouge, Daniel Debiagi e Philipe Philippsen – vencedores espectivamente das edições 2018, 2015 e 2013 do Festival da Canção Francesa se apresentam acompanhados dos músicos Jackson Spindler (teclado), Bruno Vargas (baixo) e Otávio Moura (bateria).

Nina foi a grande vencedora da edição 2018 do festival, levando o título nacional em novembro do ano passado. Daniel é cantor e compositor, foi vice-campeão na final nacional da oitava edição e recentemente lançou seu primeiro álbum, Sem Chover em Teus Olhos. Philipe Philippsen é ator, músico e artista de rua. Em 2013, venceu a etapa RS e em 2018 levou o segundo lugar.

Todas as atividades têm entrada franca

Diversos horários

Aliança Francesa (Rua. Dr. Timóteo, 752)

Entrada franca