Matinal assinantes

Escritor norte-americano Paul Auster. Foto: Fronteiras do Pensamento/Divulgação

Fronteiras do Pensamento trará Paul Auster, Werner Herzog, Denis Mukwege e Roger Scruton

Com o tema "Sentidos da Vida", ciclo de conferências terá início em 13 de maio, em Porto Alegre, com a presença da política e ativista pelos direitos humanos moçambicana Graça Machel

Desde sempre, um dos desafios da filosofia foi debater sobre os sentidos da existência humana. O que motiva ou explica a nossa trajetória, afinal? A questão foi o grande tema da filosofia antiga e ressurge, entre os modernos, nos Ensaios, de Montaigne, no Cândido, de Voltaire, em Nietzsche e na literatura do século 19.

O ritmo acelerado e conectado do mundo contemporâneo recoloca o tema em uma perspectiva nova. Vivemos mais e somos mais urbanos, mais educados e plenos de informação. Mas qual o sentido da vida? Debater os Sentidos da Vida é a proposta do Fronteiras do Pensamento 2019, que traz a Porto Alegre alguns dos destacados intelectuais da atualidade.

O ciclo de conferências começa em 13 de maio e contará com o escritor norte-americano Paul Auster, um dos principais ficcionistas contemporâneos, autor de livros como A Trilogia de Nova YorkO Livro das Ilusões e 4321, romance indicado ao Prêmio Man Booker em 2017.

O projeto também traz a Porto Alegre o Prêmio Nobel da Paz 2018, Denis Mukwege, médico congolês reconhecido por seu trabalho humanitário no tratamento de mulheres vítimas de violência sexual, além da política e ativista pelos direitos humanos moçambicana Graça Machel, que defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela (1918 – 2013), Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

Sentidos da Vida será o tema principal da temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento, que trará a Porto Alegre oito pensadores reconhecidos internacionalmente. Contardo Calligaris, Denis Mukwege, Graça Machel, Janna Levin, Luc Ferry, Paul Auster, Roger Scruton e Werner Herzog conduzirão as oito conferências que ocorrem de maio a novembro.

A abertura da temporada será em 13 de maio, segunda-feira, às 19h45min, no Salão de Atos da UFRGS.

Os pacotes de ingressos estão à venda a partir de 11 de março, e a compra até o dia 11 de abril dá direito a um código especial que garante 50% de desconto na compra de outro pacote. Informações na Central de Relacionamento Fronteiras 4020.2050 e no site e vendas na plataforma online Sympla.

 

SAIBA MAIS SOBRE OS CONFERENCISTAS

13 DE MAIO | GRAÇA MACHEL (Moçambique, 1945)

Política e ativista pelos direitos humanos moçambicana

Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Graça Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

 

17 DE JUNHO | PAUL AUSTER (Estados Unidos, 1947)

Escritor norte-americano

Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências. Best-seller e consagrado ficcionista norte-americano, Auster é um escritor para ser lido e celebrado.

 

1º DE JULHO | ROGER SCRUTON (Reino Unido, 1944)

Filósofo britânico

Intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental, Roger Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, Scruton é um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo e grande polemista.

 

19 DE AGOSTO | DENIS MUKWEGE (Congo, 1955)

Médico congolês

No Congo, país marcado por conflitos e desigualdade, o médico Denis Mukwege criou o Hospital de Panzi e passou a atuar em nome da saúde e da dignidade de mulheres vítimas de violência sexual. Prêmio Nobel da Paz de 2018, Mukwege tem uma trajetória que emociona e inspira.

 

2 DE SETEMBRO | JANNA LEVIN (Estados Unidos, 1967)

Física teórica e astrônoma norte-americana

Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, o trabalho de Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

 

23 DE SETEMBRO | WERNER HERZOG (Alemanha, 1942)

Cineasta alemão

Um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra, o cineasta Werner Herzog tem uma obra densa e controversa. Com filmes e documentários, como AguirreFitzcarraldoNosferatu e O Homem-Urso, Herzog é um diretor que retrata o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

 

21 DE OUTUBRO | CONTARDO CALLIGARIS (Milão, 1948)

Psicanalista e escritor italiano

A trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

 

11 DE NOVEMBRO | LUC FERRY (França, 1951)

Filósofo francês

Na Europa das migrações e do multiculturalismo, Luc Ferry é um defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica. Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França, Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano, com linguagem e abordagem mais acessíveis.

 

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO PORTO ALEGRE – TEMPORADA 2019

DATAS E HORÁRIO: São oito encontros ao longo do ano – 13/5, 17/6, 1/7, 19/8, 2/9, 23/9, 21/10 e 11/11, sempre às segundas-feiras, às 19h45min.

LOCAL: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). A conferência do dia 21/10 acontecerá no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681 – Prédio 4).