Foto: Leonardo Savaris/Divulgação

11

MAR

31

MAI
HORÁRIOS Seg a dom das 5h às 23h20min

Cultura senegalesa em destaque na galeria da Trensurb

Realizada em parceria com o Sesc-RS, exposição fotográfica “Magal de Touba”, de Leonardo Savaris, chega ao espaço cultural da Estação Mercado nesta segunda-feira (11/3)

Nesta segunda (11/3), a Galeria Mario Quintana, espaço cultural localizado na Estação Mercado da Trensurb, recebe a exposição Magal de Touba, do fotógrafo Leonardo Savaris. A exposição permanece em cartaz até 31 de maio.

O Magal de Touba é uma festa religiosa típica do Senegal que homenageia o líder islâmico Cheikh Ahmadou Bamba (1853 –1927) e é celebrado simultaneamente em diversas partes do mundo, nos locais para onde senegaleses emigraram. Savaris fez registros da festa em Porto Alegre, que recebeu centenas de imigrantes senegaleses.

O evento é marcado por confraternizações, orações e cânticos, e também tem por objetivo ampliar os laços entre os imigrantes do Senegal e os brasileiros, assim como divulgar sua cultura no local. Esse é o caminho que se busca traçar com a realização da exposição, promovida pela Trensurb em parceria com o Sesc-RS com o objetivo de divulgar o trabalho fotográfico e também a cultura senegalesa inserida no contexto de Porto Alegre.

A cidade se atravessa e cria atritos entre as vivências individuais e coletivas; os diversos modos de pensar, criar, consumir, viver, coexistir. Pensando a partir do mosaico que é a cidade, o Sesc Centro criou uma programação que transversa linguagens e propõe diálogos entre as singularidades que partilham o mesmo espaço: Porto Alegre. E essa exposição vai ao encontro desse pensamento.

Seg a dom das 5h às 23h20min

Galeria Mario Quintana – Estação Mercado da Trensurb

R$ 3,30 (tarifa unitária do metrô) e R$ 4,20 (a partir de 13 de março)