Matinal assinantes

Banda Saldanha. Foto: Diovani Cardoso/Divulgação

09

MAR
HORÁRIOS Sab 18h

Banda Saldanha celebra 40 anos

O baile de aniversário da tradicional agremiação vai rolar neste sábado (9/3) e contará com a participação das escolas Imperadores do Samba e Bambas da Orgia

VER GALERIA

A Banda Saldanha comemora seus 40 anos de fundação com um baile de Carnaval neste sábado (9/3), na Sede da Saldanha. A festa contará com a participação das escolas Imperadores do Samba e Bambas da Orgia. Os ingressos devem ser adquiridos online, nas Lojas Multisom ou no dia do evento, no local.

A banda surgiu na década de 1970, na Rua Saldanha Marinho, no bairro Menino Deus. A história e o motivo foram muito simples: em outubro de 1975, o jovem Pedro Diogo e seu amigo César Unanue comemoram um jogo de futebol com roda de samba, que em pouco tempo atingiu enormes proporções – toda a rua Saldanha. O evento tornou-se anual e, ao longo das décadas, tomou novas proporções, atraindo foliões de todos os cantos da cidade.

Em 2002, o criador da Saldanha Pedro Diogo travou uma luta por um espaço digno para a comunidade do samba no Rio Grande do Sul. Três anos depois, conseguiram conquistar sua área própria, onde foi construída a sede da Banda Saldanha, tornando-se uma referência da cultura popular de Porto Alegre.

Nestas quatro décadas de atuação em prol da cultura popular, a Banda Saldanha recebeu centenas de artistas, celebridades e ídolos musicais como Neguinho da Beija-Flor, Arlindo Cruz, Alcione, Diogo Nogueira, Almir Guineto, Reinaldo Príncipe do Pagode, Bebeto, Grupo Fundo de Quintal e Só pra Contrariar, entre outros – o que tornou a entidade como referência no país como alvo do samba e pagode. 

 

Imperadores do Samba

Sendo uma das escolas de samba mais premiadas de Porto Alegre e multicampeã do carnaval local, a Imperadores do Samba foi fundada em 1959 na Rua Joaquim Nabuco, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Ao longo dos anos, suas reuniões de samba com os amigos foram evoluindo até tomarem uma proporção maior que seus fundadores poderiam imaginar, tornando-se vencedora de diversos prêmios dos blocos de carnaval na capital gaúcha.

Há exatos 60 anos, os momentos e alegrias acumuladas são muitas, além dos incontáveis prêmios: é a segunda maior vencedora do carnaval do grupo especial de Porto Alegre.

 

Bambas da Orgia

A Bambas da Orgia é a mais antiga escola de samba de Porto Alegre, fundada em 6 maio de 1940. Seu primento primeiro desfile ocorreu com apenas com 13 integrantes, muito diferente da dimensão de seus blocos atuais. Hoje, suas músicas estão presentes nas cabeças e nos corações de muitos adoradores de samba de Porto Alegre.

Detentora de troféus especiais por sua conquistas durante esses quase 80 anos de existência, a Bambas da Orgias contou com os mais nomeados mestres de baterias, mestre-sala e porta-bandeira da cidade, promovendo todo ano memoráveis carnavais de grandes dimensões.

Sab 18h

Sede da Saldanha (Avenida Padre Cacique 1355 )

R$ 20 a R$ 30