Foto: Divulgação

08

MAR
HORÁRIOS Sex 15h

Discussão sobre feminismo negro no Margs

Nesta sexta-feira (8/3), às 15h, em referência ao Dia Internacional da Mulher, o museu promove o encontro “Mulheres Artistas, Questões Atuais – Feminismo Negro"

Nesta sexta (8/3), às 15h, o Núcleo Educativo do Margs promove, em referência ao Dia Internacional da Mulher, o encontro Mulheres Artistas, Questões Atuais, que convida o público a uma reflexão sobre o feminismo negro. A entrada é franca.

A importância de se discutir o feminismo negro vem sendo evocada por vozes negras desde a primeira onda do feminismo, tornando-se pauta incontornável com a chamada terceira onda, que traz como questionamento a universalização da categoria “mulher” propondo uma reflexão a partir de intersecções como raça, orientação sexual e identidade de gênero.

Participam do encontro Izis Abreu, coordenadora do Núcleo de Curadoria do Margs, e a jornalista Carol Anchieta, que debaterão questões referentes à abordagem da imagem da mulher negra pela arte, cultura e comunicação, com mediação de Carla Batista, coordenadora do Núcleo Educativo do Margs.

O projeto Mulheres Artistas, Questões Atuais ocorre desde 2015 com participação de artistas e pesquisadores da arte, da história, da educação e da cultura que se reúnem para debater assuntos relevantes à questão da mulher e seu lugar na sociedade e no mundo da arte.

Izis Abreu é bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestranda em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Coordenadora do Núcleo de Curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli.

Carol Anchieta é jornalista, atuou como âncora e apresentadora em veículos como TV Unisinos, Canal Futura e no Projeto OCTO da RBS TV. Foi fanzineira, e colunista de hip hop, editora de texto no programa Encontro com Fátima Bernardes e atualmente é repórter da editoria de arte, comportamento e diversidade do Jornal do Almoço da RBS TV. Luta pelo feminismo negro e é mestranda em Design Estratégico com foco em inovação social na Unisinos.

Sex 15h

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/nº)

Entrada franca