Virada Sustentável Porto Alegre anuncia projetos selecionados no edital de adesões

Das 419 atividades inscritas, 157 foram escolhidas para participar da quarta edição do evento, que será realizada entre os dias 5 e 7 de abril, em diversos pontos da capital gaúcha

O Edital para Adesões na quarta edição da Virada Sustentável Porto Alegre foi encerrado com recorde de atividades inscritas. Ao todo, foram propostos 419 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais – o dobro da edição anterior. Destes, 157 foram escolhidos para integrar a programação da Virada, que será realizada entre os dias 5 e 7 de abril, em diferentes locais da capital gaúcha e em cinco Ecopontos: Casa de Cultura Mario Quintana, Associação Cultural Vila Flores, Parque da Redenção, Praça Julio Mesquita e Centro Cultural da UFRGS.

As atividades escolhidas foram divididas em sete categorias: Ecogastronomia/Comida Saudável (sete projetos selecionados), Socioambiental (86 atividades), Esportes (duas ações), Infantil (três atividades), Arte e Cultura (32 espetáculos teatrais e de circo, oficinas, saraus, performances, espetáculos multilinguagens e cinema, entre outras), Música (15 shows) e atividades zen e bem estar (12). A lista completa dos selecionados pode ser conferida no site da Virada.

As atrações selecionadas no edital serão promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas, e a organização estima que mais de mil pessoas estarão diretamente envolvidas na realização destas atividades. Até o final de fevereiro, todos os projetos escolhidos serão contatados pela produção da Virada para alinhamento de datas, horários e local para sua realização.

As atividades que vão participar da Virada revelam a natureza transversal da sustentabilidade e vão tratar de temas como redução das desigualdades sociais – em especial as questões dos imigrantes e refugiados –, consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas.

– A adesão da comunidade é crescente a cada edição e consolida a Virada Sustentável Porto Alegre como um evento potencializador de ações alternativas, capazes de contribuir para a transformação da qualidade de vida dos porto-alegrenses. Estamos construindo o evento juntos, de forma colaborativa e democrática – afirma Vitor Ortiz, um dos produtores executivos do evento.

O principal objetivo do evento é chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU com seus 17 ODS  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.