Inscrições abertas para o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre

A segunda edição do evento acontece de 7 a 15 de junho, no Theatro São Pedro. O encontro é uma oportunidade para novos talentos, com bolsas nacionais e internacionais

VER GALERIA

Alguns dos maiores nomes da dança mundial estarão em Porto Alegre no mês de junho – mas eles não vêm para se apresentar e sim para avaliar, buscar talentos e ensinar sua arte no Brasil. A oportunidade é um dos diferenciais do Festival Internacional de Dança (FIDPOA), que terá sua segunda edição de 7 a 15 de junho, no Theatro São Pedro. Informações completas referentes à programação, regulamento e inscrições estão disponíveis no site.

O FIDPOA é uma realização do Ballet Vera Bublitz, uma das mais tradicionais escolas de dança do Brasil, que completa 40 anos de atuação em Porto Alegre em 2019. Tem também apoio do Conselho Brasileiro de Dança e do Conseil International de La Danse.

– Antes, viajávamos o mundo, levando nossos alunos para conhecer e buscar oportunidades nas principais companhias de dança internacionais. Criamos o evento com o objetivo de inverter essa lógica e trazer as referências da dança para descobrir nossos bailarinos aqui no Brasil – conta Carlla Bublitz, diretora do balé.

No ano passado, o FIDPOA teve mais 1,5 mil inscritos e um público total de cerca de 6 mil pessoas, entre participantes da mostra competitiva, bailarinos convidados, professores, jurados e pessoas que assistiram aos espetáculos e apresentações. Entre os jurados, representantes dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Itália, Uruguai e também nomes de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Um dos maiores nomes da história da dança e ícone do balé mundial, Cynthia Harvey integrou o grupo de avaliadores e também ministrou uma das mais concorridas master classes do FIDPOA. Atualmente, ela é a diretora do Jacqueline Kennedy Onassis School, do ABT, em Nova York. Em Porto Alegre, Cynthia se encantou com os brasileiros, distribui três bolsas para bailarinas da capital gaúcha e de Niterói (RJ) – e já está confirmada para a edição deste ano.

Na mostra competitiva os participantes podem escolher entre os estilos de balé clássico – com trechos consagrados do século 19 ou livre –, dança contemporânea e jazz. Todos podem fazer apresentações solo, dupla, trio ou conjunto.

Haverá seleção por vídeo para essa etapa, e o prazo para se inscrever termina em 15 de março. Além da possibilidade de conquista de bolsas de estudo no Brasil e no Exterior, os destaques também disputam premiações em dinheiro para os primeiros colocados em cada categoria.

Crianças também têm vez no FIDPOA. A mostra infantil FIDKIDS, para meninos e meninas de sete a nove anos, tem o objetivo de proporcionar experiência e desenvolvimento para os participantes, que podem se apresentar em balé clássico e jazz. As inscrições dessa modalidade, com vagas limitadas, vão até o dia 15 de maio.

Outra forma de participação é o Experiência FIDPOA, uma maneira de incentivar aqueles que desejam participar e receber avaliações em uma mostra não-competitiva. Essa categoria é voltada para bailarinos de 10 a 25 anos, que terão a oportunidade de atuarem em um evento internacional de dança. Os estilos são os mesmos da Mostra Competitiva e passam por balé clássico, dança contemporânea e jazz.

As inscrições para a Experiência FIDPOA serão anunciadas em breve no site e nas redes sociais do festival.