IPHAN celebra o turismo cultural e o patrimônio histórico no RS

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional apresenta campanha cultural, anúncio de eventos e ação na Região das Missões

Será realizado nesta quinta (7/2), no Palácio Piratini, o lançamento da campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como Ativo para o Desenvolvimento das Cidades Históricas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na ocasião, também será feito o anúncio da Semana de Eventos do Iphan, de 21 a 25 de outubro

Já na sexta (8/2), às 10h, será celebrada em São Miguel das Missões a assinatura da Ordem de Serviço da obra de Requalificação Urbanística do Entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e a entrega do certificado da Tava como Patrimônio Cultural do Mercosul.

A primeira etapa da obra de requalificação abarca um investimento de mais R$ 3 milhões e consiste em melhorias como novo pavimento de pedra, ciclovias com pavimento rígido, calçadas com pavimento em concreto e telas de aço, acessibilidade, trilhas, paisagismo e requalificação de três praças. O projeto visa a melhoria da infraestrutura urbana do entorno do sítio tombado, qualificando as condições de habitabilidade, drenagem e tráfego.

Lugar de referência para a memória e a identidade do povo guarani, a Tava foi construída e habitada por seus ancestrais. Esse lugar sagrado foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Mercosul em 2018, durante o 17º Encontro da Comissão do Patrimônio Cultural do Mercosul.