Matinal assinantes

Erasmo Carlos. Foto: Guto Costa/Divulgação

19

JAN

20

JAN
HORÁRIOS Sab 17h
Dom 16h

Paralelo Festival em São Francisco de Paula

O evento terá shows gratuitos de Erasmo Carlos e Demônios da Garoa, além do bluesman norte-americano Vino Louden e diversas atrações gaúchas, nos dias 19 e 20 de janeiro

VER GALERIA

A cidade de São Francisco de Paula se prepara para receber a primeira edição do Paralelo Festival. O evento, com entrada franca, movimentará a serra gaúcha nos dias 19 e 20 de janeiro com oito shows de atrações internacionais, nacionais e locais às margens do Lago São Bernardo. Apresentado pelo ator Werner Schünemann, o festival terá em seu palco artistas dos mais variados ritmos musicais, reunindo estilos como blues, jazz e rock em um mesmo fim de semana.

O festival inicia sábado (19/1), às 17h, com abertura da banda Barba & Blues e segue com show do trio pelotense Musa Híbrida misturando sons orgânicos e eletrônicos. Depois, quem assume o palco é o músico norte-americano Vino Louden, um dos mais respeitados nomes do blues da atualidade, que desembarca no Brasil pela primeira vez, vindo de Chicago diretamente para São Francisco de Paula.

O encerramento do primeiro dia de evento fica por conta de Erasmo Carlos, que acaba de receber em Las Vegas o Grammy Latino por Excelência da Língua Portuguesa 2018, apresentando seu novo trabalho, Amor É Isso, que tem parcerias com Emicida, Marcelo Camelo, Marisa Monte e Adriana Calcanhotto.

No domingo (20/1), as apresentações se iniciam às 16h com Yangos, grupo de Caxias do Sul que é referência na música instrumental do sul do Brasil e toca ritmos latinos da América do Sul, seguido pela cantora Camila Toledo misturando jazz e brasilidades em canções nacionais interpretadas ou compostas por divas negras como Nina Simone, Billie Holiday e Sandra de Sá. No fim da tarde, quem assume o palco é o grupo porto-alegrense Marmota, que já ganhou o mundo com seu trabalho autoral.

A última apresentação do festival será com os músicos paulistas da banda Demônios da Garoa, que já acumula 75 anos de carreira interpretando os grandes sucessos de Adoniran Barbosa (1910 – 1982), como Trem das Onze e Tiro ao Álvaro, além de hits de outros compositores, como Eu Sou o Samba e Você abusou.

O Paralelo Festival nasce com a pretensão de unir qualidade e diversidade musical, contemplando as mais variadas faixas de idade.

– O evento busca ainda criar um ambiente onde a música, o lazer e a contemplação da natureza se deem de forma livre, fugindo do conceito dos festivais marcadamente comerciais. Por isso mesmo, o festival terá entrada franca e acontecerá em um espaço aberto, o Lago São Bernardo, que é uma atração à parte e um local de beleza indiscutível, e que fica localizado em São Francisco de Paula, uma cidade tranquila, segura e com uma população que crescentemente tem se aberto para eventos culturais e tem avançado na arte de bem receber os turistas, explica Paulo Heineck, idealizador do Paralelo Festival.

 

Programação:

Sábado (19/1), a partir das 17h

Barba & Blues (São Francisco de Paula)

Musa Híbrida (Pelotas)

Vino Louden (EUA)

Erasmo Carlos (Rio de Janeiro)

 

Domingo (20/1), a partir das 16h

Yangos (Caxias do Sul)

Camila Toledo (Porto Alegre)

Marmota (Porto Alegre)

Demônios da Garoa (São Paulo)

Sab 17h, Dom 16h

Lago São Bernardo | São Francisco de Paula

Entrada franca