Foto: Fábio Zambom/Divulgação

14

DEZ
HORÁRIOS Sex 21h

Espetáculo "Carmen & os Violões" no Centro Histórico-Cultural Santa Casa

A Camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros se apresentam nesta sexta-feira (14/12), às 21h

Nesta sexta (14/12), às 21h, a Camerata Violões de Porto e a bailarina e percussionista Ana Medeiros apresentam o espetáculo Carmen & os Violões no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Os ingressos devem ser adquiridos online ou no local.

O espetáculo é um concerto cênico inspirado na ópera Carmen e na biografia de Carmen Miranda, e foi estreado em agosto na cidade de Dois Irmãos. Evoca elementos do protagonismo feminino e da cultura popular.

A coreografia é baseada no flamenco, sem deixar de lado aspectos da dança contemporânea e do samba. Das castanholas de Sevilha ao suingue brasileiro, o espetáculo traz em seu repertório compositores consagrados como Georges Bizet, Manuel de Falla, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

A Camerata Violões de Porto é o encontro de oito violonistas profissionais da música de concerto no formato de uma mini-orquestra. O grupo tem o apoio da Casa da Música de Porto Alegre e se propõe a executar obras originais e arranjadas para esta formação. O repertório vai do barroco ao contemporâneo e apresenta a sonoridade do violão para além do formato solo ou de acompanhamento, inovando em cores, intensidade e performance. Com sede de ensaio em Porto Alegre, o grupo é formado por músicos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, são eles André Godinho, Bruno Duarte, Eduardo Pastorini, Douglas Wagner, Felipe Herbert, Marcel Estivalet, Rafael Lopes e Thiago Kreutz. Todos os integrantes possuem formação em Violão Clássico pela UFRGS.

Ana Medeiros é bailarina de flamenco e percussionista. Dedica-se ao estudo e ao ensino de castanhola e dança flamenca há mais de 20 anos, ministrando aulas regulares, oficinas e cursos intensivos em todo Brasil e Espanha. Integrou, entre 2007 e 2016, Cia de Flamenco Del Puerto na função de bailarina, coreógrafa, membro da direção e designer e a equipe da Escola de Flamenco Del Puerto como professora de baile e castanholas, coreógrafa, membro da direção e designer. Tem em seu currículo vários prêmios, entre eles Melhor Bailarina no Prêmio Açorianos 2012 e Bolsa de estudos na Espanha no II Ciclo dedicado a la Formación completa del Baile Flamenco em Madrid/ES.

Sex 21h

Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75)

R$ 40 a R$ 50