Foto: Divulgação

13

DEZ

13

JAN
HORÁRIOS Seg a sab das 10h às 22h
Dom das 15h às 21h

TNT Arte Galeria apresenta exposição de Tulio Dek

O poeta, compositor e cantor inaugura sua primeira mostra individual nesta quinta-feira (13/12), às 19h, no Rio de Janeiro

VER GALERIA

A carioca TNT Arte Galeria apresenta, a partir desta quinta (13/12), às 19h, a exposição Reflexo, com trabalhos inéditos de Tulio Dek, nascido em 1985, em Goiânia, e radicado no Rio de Janeiro. A exposição segue até 13 de janeiro, com entrada franca.

Com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, estarão na exposição 12 pinturas e três esculturas da série Reflexo, em que centenas de cápsulas de munição compõem as formas de duas mulheres e um torso de uma menina. Recentemente, uma escultura dessa série, representando um corpo masculino, foi o destaque da mostra coletiva Somos Todos Iguais – que ficou em cartaz até outubro passado no Centro Cultural da Justiça Federal, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo.

Em setembro último, Tulio Dek participou durante um mês de uma residência artística no Tomaz Hipólito Studio, em Marvila, Lisboa, que resultou em uma exposição no mesmo local. Agora em dezembro, obras suas integrarão uma mostra coletiva na Square One Contemporary Art Agency, na capital portuguesa, com curadoria de Rui Afonso Santos, do Museu de Arte Contemporânea do Chiado, que também fará a curadoria da individual do artista programada para o primeiro trimestre de 2019, na Square One Contemporary Art Agency.

A poesia e os desenhos estão presentes na vida de Tulio Dek desde menino, e ele sempre está acompanhado de um caderno de anotações, mesmo durante suas viagens, onde registra suas ideias ou observações sobre o que passa a sua volta. Desde 2012, voltou seu processo criativo para o desenho e para a pintura, sem abandonar seus textos. De 2015 a 2017 morou na Itália, onde dividiu um ateliê com um escultor ligado à Academia de Arte de Florença (Florence Academy of Art).

– Meu processo de criação é muito solto, e não acredito na perfeição. O que me interessa é o processo em si e o que eu quero dizer. Não me identifico com a formação acadêmica, onde se exige uma perfeição de formas e acabamento que não tem a ver comigo. Eles ensinam um realismo que não me interessava. Mas como eu queria dominar o uso do bronze, não tinha como fugir, e era obrigado a aprender a técnica para chegar onde eu queria. Passei então a aprender vendo o escultor trabalhar no ateliê. Choquei uma professora da academia que viu um busto de Beethoven que fiz e rabisquei todo depois. Adoro a Itália, mas depois de dois anos vi que meu tempo ali
tinha acabado – conta.

Seg a sab das 10h às 22h, Dom das 15h às 21h

TNT Arte Galeria (Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – Rio de Janeiro, RJ)

Entrada franca