Foto: Divulgação

06

DEZ
HORÁRIOS Quinta 19h

Vitor Ramil fala sobre Fellini no Instituto Ling

O músico, compositor e escritor vai falar sobre o filme "8 ½" na última exibição da temporada do projeto Meu Filme Favorito, nesta quinta-feira (6/12), às 19h

Nesta quinta (6/12), às 19h, será realizada a última edição do ano do projeto Meu Filme Favorito, no Instittuto Ling. O jornalista e crítico de cinema Roger Lerina recebe o músico e compositor Vitor Ramil para falar de um dos filmes mais icônicos da cinematografia mundial: 8 ½, do cineasta italiano Federico Fellini (1920 – 1993).

O projeto inclui a exibição do filme, seguida de bate-papo com o convidado. Os ingressos devem ser adquiridos online ou no local.

Um dos 10 melhores filmes da história do cinema, 8 ½ é uma obra-prima do italiano Federico Fellini, que faz uma homenagem ao ato criador e à imaginação do artista. Dessa forma, 8 ½ é um filme em progresso, que vai se construindo aos olhos do espectador.

Nesse longa-metragem, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) está prestes a rodar sua próxima obra e ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

Compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro, Vitor Ramil é autor de onze álbuns: Estrela, Estrela (1981), A Paixão de V Segundo Ele Próprio (1984), Tango (1987), À Beça (1995), Ramilonga – A Estética do Frio (1997), Tambong (2000), Longes (2004), Satolep Sambatown (com Marcos Suzano, 2007), délibáb (CD+DVD - 2010), Foi no Mês que Vem (duplo, 2013) e Campos Neutrais (2017). Vitor recebeu dois Prêmios da Música Brasileira: Melhor Cantor Voto Popular por Satolep Sambatown (2008) e Melhor Cantor Regional por délibáb (2011), além de ter ganho o Prêmio Açorianos de Música 18 vezes.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também colaborador do site Coletiva.Net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituo Ling.

Quinta 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)

R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)