Matinal assinantes

Cinematógrafo Cineclube exibe o filme "Todos"

O documentário de Marialine Castro da Costa e Luiz Alberto Cassol será projetado nesta quarta-feira (5/12), às 19h30min, com recursos de acessibilidade

VER GALERIA

Nesta quarta (5/12), o Cinematógrafo Cineclube exibe Todos, documentário de Marialine Castro da Costa e Luiz Alberto Cassol. A sessão acontece às 19h30min, na Sala Multiuso do SESC Passo Fundo, entrada mediante contribuição espontânea.

Após a exibição, o bate papo virtual será com os diretores Marilaine Castro da Costa, jornalista mestra em Comunicação Acessível pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), audiodescritora, produtora e sócia da Accorde Filmes, e Luiz Alberto Cassol, diretor cinematográfico e cineclubista, e com a jornalista Lelei Teixeira, que assina o blog Isso Não É Comum no portal de notícias Sul21. É uma das integrantes do Grupo Inclusivas, formado por mulheres que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e contra a violência.

Lançado em 2017, o filme é resultado de visitas da equipe de produção a várias cidades do Brasil e do exterior, onde mostrou a utilização de recursos de acessibilidade em diferentes contextos, reforçando a necessidade desses recursos estarem disponíveis a todos que deles precisarem, independente de a pessoa ter ou não uma deficiência. Com depoimentos sobre inclusão e acessibilidade, a proposta é refletir sobre o tema e apresentar ao público os recursos de acessibilidade comunicacional, numa sessão de cinema inclusiva.

O documentário apresenta audiodescrição, que é a narração editada entre as falas do filme onde são descritas as informações visuais como paisagens, cenários, figurinos e características físicas dos personagens para tornar a obra audiovisual acessível às pessoas com deficiência visual; legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), que consiste na tradução das falas em forma de texto escrito - legendas - com identificação de efeitos sonoros e dos falantes, sempre que necessário; e LIBRAS, tradução para a Língua Brasileira de Sinais para os surdos que se comunicam nesse idioma.

 

SINOPSE

Um historiador viaja por várias cidades do Brasil e exterior em busca de reposta a uma pergunta: o que é acessibilidade? Acompanhando a trajetória de Felipe, que tem deficiência visual, vamos conhecer caminhos acessíveis e caminhos com muitas barreiras. Vamos conhecer o que pessoas com e sem deficiência pensam sobre temas como diversidade humana, educação inclusiva, cultura e tecnologias. Todos é um filme sobre pessoas e suas diferenças.     

Criado em 2015, o Cinematógrafo Cineclube retornou às atividades em junho de 2018, com sessões quinzenais, nas quartas-feiras. Tem como propósitos levar a Passo Fundo parte da intensa produção cinematográfica que pouco circula no circuito comercial na cidade, e aproximar o público do fazer cinema através de bate papos com profissionais do audiovisual.

Qua 19h30min

Cinematógrafo Cineclube (Sala Multiuso do SESC Passo Fundo - Avenida Brasil Centro, 30 - 5º andar)

Contribuição espontânea