Matinal assinantes

Cartaz: Divulgação

03

DEZ

05

DEZ
HORÁRIOS Seg a qua 20h

Espetáculo "Woyzeck" no Instituto Goethe

O espetáculo de conclusão da Oficina de Criação e Montagem do GRUPOJOGO estreia neste segunda-feira (3/12), às 20h, no teatro do Instituto Goethe

Woyzeck, espetáculo de conclusão da Oficina de Criação e Montagem do GRUPOJOGO, tem apresentação nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, às 20h, no teatro do Instituto Goethe. Os ingressos devem ser adquiridos online ou no local.

A peça escolhida para este ano é do autor alemão Georg Büchner (1813 – 1837), que faleceu aos 23 anos de idade e deixou a peça inacabada. No entanto, o texto é considerado a obra-prima de Büchner, pois torna-se um exemplo de texto inacabado que parece preservar o sentido de uma obra completa. Hoje é o texto alemão mais montado no mundo, tendo sido adaptado para a ópera e para o cinema.
 
Precussor da dramaturgia moderna, Büchner vai além do que propuseram naturalistas e realistas do início do século 20. Abandona o culto ao aristotelismo, e antecipa em Woyzeck vários recursos característicos do gênero épico, que viriam a ser utilizados cem anos depois por Bertolt Brecht.
 
O personagem-título é fuzileiro miliciano e age como se tivesse algum distúrbio mental que o imbeciliza. É servil, comunica-se de modo um tanto confuso e parece ter alucinações envolvendo uma ameaça que está prestes a atingir a região onde mora.
 
Objeto de chacota e exploração de homens influentes – o médico, por exemplo, paga-lhe alguns trocados para utilizá-lo como cobaia de experiência alimentar –, Woyzeck mantém relação afetiva com Marie, a quem entrega o pouco dinheiro que ganha. Ambos criam um bebê e vivem miseravelmente. A descoberta de que sua companheira mantém um caso com o tamboreiro-mor da milícia desconcerta Woyzeck, que entra numa espiral obsessiva que culmina com o assassinato de Marie, a quem ele esfaqueia até a morte.

Seg a qua 20h

Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112)

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)