Matinal assinantes

Foto: Divulgação

01

DEZ
HORÁRIOS Sab das 14h30min às 17h

A arte vestível de Rosane Morais na Galeria Duque

A exposição "A Arte Vestível do Tapete 3" celebra ano de atelier e aniversário da artista neste sábado (1/12), das 14h30min às 17h. A entrada é franca

Uma obra de arte como envelope do corpo. Em A Arte Vestível do Tapete 3, a artista plástica Rosane Morais apresenta criações únicas e inéditas neste sábado (1/12), às 14h30min, na Galeria Duque.

O desfile com as peças da artista faz parte da celebração de um ano de atelier, de dedicação exclusiva à arte, da nova marca e também do aniversário de Rosane, que comemora 62 anos, no dia 3 de dezembro. As composições serão mostradas por Letícia Kleemann e Camila Morais Wudich e por pessoas que já vestem as criações de Rosane. O evento contará ainda com a apresentação de Adriano Kleemann ao piano.

Para produzir as peças, denominadas envelopes do corpo, a artista dobra, corta, queima, produz tramas. - Como o esqueleto é o cabide do corpo carnal, nós somos os cabides das nossas escolhas, tramas, fios e linhas ao vento, define a artista. Rosane Morais já levou suas criações para galerias de várias partes do Brasil e do exterior. Ao se depararem com a beleza e a originalidade das peças, as pessoas se interessaram em vesti-las.

A educadora Esther Grossi é uma das pessoas que usa a obra de Rosane como moldura do corpo e se inspira em suas criações. - As fazendas já não são um mero tecido. Elas enriquecem o que envelopam, isto é, a nós os seus manequins. Um pano perpassado pela criatividade de Rosane ganha muito significado e acrescenta significado a quem o veste, observa Esther.

Rosane Morais nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil (1956). O desenho sempre fez parte de sua vida. Em 1976, participou do Salão Jovens Artistas. No início da década de 80, ingressou no Atelier Livre de POA e participou de várias oficinas. Para desenvolver seu trabalho, estudou desenho, escultura, pintura e História da Arte. Desde 2005, desenvolve um trabalho que envolve marcas do corpo na pele, Pele Envelope do corpo, que evoluiu para Arte Vestível.

Sab das 14h30min às 17h

Galeria Espaço Cultural Duque (Rua Duque de Caxias, 649)

Entrada franca