Cartaz: Divulgação

26

NOV
HORÁRIOS Seg 19h

Sarau "A Única Negra" no Parangolé

Artistas gaúchas apresentam o evento na segunda-feira (26/11), no Parangolé Bar e Restaurante

Na segunda (26/11), no Parangolé Bar e Restaurante, renomadas artistas gaúchas se unem no sarau A Única Negra. O coletivo reúne cantoras, atrizes, apresentadoras e instrumentistas inspiradas por referências como Leci Brandão, Elza Soares, Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Maya Angelou e tantas outras em prol da reflexão quanto ao lugar que a mulher negra ocupa na sociedade. 

Participam as cantoras Andrea Cavalheiro, Raquel Leão, Glau Barros, Denizeli Cardoso, Camila Toledo e Mirella Pereira; as instrumentistas Gabriela Vilanova (viola) e Mariana Costa (cavaquinho); a atriz Silvia Duarte e a jornalista Maria Leticia. A banda conta, ainda, com Alexandra Amaral (percussão) e Handyer Oyarzabal (teclados).

O sarau busca provocar poética e musicalmente a plateia quanto a sensação de solidão que pessoas negras ainda sentem em determinados segmentos da sociedade em que ainda são raras. Mesmo no Brasil, um dos países com maior população negra, esta, em grande parte, concentra-se em guetos. Há um caminho longo a se percorrer até que haja equilibro racial em muitas esferas.  

– À mulher negra, assim, é predeterminado um lugar, um certo molde. Hipersexualizada do programa de televisão à capa de revista, ora sob a alcunha de mulata ora morena, é restrita à posição de possibilidade sexual, tendo sua intelectualidade e subjetividade negadas – observa a cantora e jornalista Camila Toledo, uma das organizadoras do evento.

Seg 19h

Parangolé Bar (Rua Gen. Lima e Silva, 240)

Contribuição espontânea