Matinal assinantes

Foto: Bruno Alencastro/Divulgação

13

NOV

22

DEZ
HORÁRIOS Seg a sex das 10h às 19h
Sab das 10h às 13h30min

Xadalu na Galeria Bolsa de Arte

A exposição "Fauna Guarani" será inaugurada nesta terça-feira (13/11), às 19h

VER GALERIA

A Galeria Bolsa de Arte apresenta a partir desta terça (13/11), às 19h, a exposição Fauna Guarani, de Xadalu, primeira individual do artista na galeria. Com curadoria de Francisco Dalcol, a exposição é composta por pinturas, instalações, fotografias e cartazes, abrangendo boa parte de sua produção artística atual.

Com o projeto Fauna Guarani, que já vem sendo apresentado nas ruas e agora ganha destaque nesta exposição individual, Xadalu se lança a uma incursão artística pela mitologia Mbyá-Guarani, aprofundando uma relação estabelecida há mais de década com a cultura e as comunidades indígenas.

O saber desses povos sobrevive nos relatos orais, nos rituais cotidianos e nas práticas diárias em aldeias no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo algumas delas o destino para onde Xadalu se dirige em suas temporadas de imersão, no que seriam as suas residências artísticas. Um dos modos com que são repassados aos mais jovens os ensinamentos Mbyá quanto à importância dos animais e da natureza, bem como de seu conhecimento e funcionamento, está no artesanato.

Mais especificamente na realização das esculturas de animais de madeira em miniatura, trabalhadas a lâminas de ferro e instrumentos em brasa. São essas as peças que costumam levar das aldeias à cidade para expor à venda nas calçadas, compondo uma corriqueira — e renegada — imagem da segregação social.

A exposição tem entrada franca e segue aberta para visitação até 22 de dezembro.

Seg a sex das 10h às 19h, Sab das 10h às 13h30min

Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365)

Entrada franca