Libretos lança livro inédito de Eduardo Guimaraens

"Poemas" será lançado neste sábado (10/11), às 18h, no Salão Mourisco da Biblioteca Estadual. A obra foi traduzida pelos poetas Lívia Petry e Alcy Cheuiche

Poemas (Libretos, 2018, 88 páginas, R$ 30. Na feira: R$ 24) foi escrito em 1926 em francês pelo poeta Eduardo Guimaraens (1892 – 1928) e publicado agora em edição bilíngue, traduzida pelos poetas Lívia Petry e Alcy Cheuiche. O lançamento acontece neste sábado (10/11), às 18h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, dentro da programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A neta Maria Etelvina Guimaraens (organizadora) e demais netos e bisnetos da família Guimaraens estarão presentes para homenagear a memória de Eduardo. A título de sessão de autógrafos, a obra será carimbada pelos familiares com ex-libris do poeta feira por ele mesmo. A cantora lírica Nelly Baudalf apresenta duas pequenas árias, favoritas de Eduardo Guimaraens.

Lívia Petry fala sobre a obra do autor:

– Eduardo Guimaraens é um dos expoentes do simbolismo no Brasil e esse livro vem mostrar um pouco da sua produção. O simbolismo nasceu na França e tem entre seus precursores e principais seguidores poetas como Baudelaire, Mallarmé, Verlaine Rimbaud, entre outros. Esse movimento caracteriza-se particularmente por dar à poesia o status de arte total: para os simbolistas, a poesia deveria evocar a melodia da música, e também as cores das paletas dos pintores, os cheiros que inun­dam as cidades e os campos, a textura da pele das crian­ças, enfim, ser cinestésica e completa.

Sab 18h

Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)

Entrada franca