Foto: Divulgação

02

NOV

04

NOV
HORÁRIOS Sexta 21h
Domingo 13h30min

Documentário sobre Jane Tutikian no "CineCâmara"

O documentário "Contadora de Emoções" vai ao ar nesta sexta-feira (2/11), às 21h, com reprise no domingo (4/11), às 13h30min, na TV Câmara de Porto Alegre

O projeto CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre, apresenta o documentário Contadora de Emoções, dedicado à escritora e professora Jane Tutikian. A obra, realizada pela Stricher Filmes, vai ao ar pelos canais 61.4 (digital aberto) e 16 da NET, nesta sexta (2/11), às 21h, com reprise no domingo (4/11), às 13h30min.

No documentário, Jane fala sobre a infância e a juventude, o trabalho como professora no curso de Letras e seus livros de contos e novelas infanto-juvenis. O documentário exibe ainda depoimentos de Carlos Urbim, Luiz Antonio de Assis Brasil, Maria Carpi, Moacyr Scliar, Nayr Tesser, Tânia Carvalho, Valesca de Assis, Walter Galvani e de familiares da escritora.

Nascida em 1952 em Porto Alegre (RS), Jane Tutikian é vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Além dos próprios livros, tem participação em dezenas de antologias e obras traduzidas para o inglês e o espanhol. Foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre de 2011.

Duração: 57 minutos.

Contadora de Emoções faz parte da série Conversa de Livraria, dirigida por Luzimar Stricher. Os documentários foram exibidos na TVE-RS, na TVCOM e cinema de Porto Alegre. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul.

Além de Jane Tutikian, a produtora retratou expoentes da cultura gaúcha como o romancista Erico Verissimo, o poeta Mario Quintana, o folclorista Paixão Côrtes, os escritores Alcy Cheuiche, Airton Ortiz, Carlos Urbim e Maria Carpi e a artista Arminda Lopes. Atualmente, Luzimar trabalha na pós-produção de um longa-metragem sobre Luis Fernando Verissimo.

Sexta 21h, Domingo 13h30min