Matinal assinantes

Foto: Acervo Cúria Metropolitana/Divulgação

19

OUT

17

NOV
HORÁRIOS Ter a sab das 9h às 18h
Dom das 14h às 18h

Exposição "O Santíssimo em Adoração: 70 Anos do V Congresso Eucarístico Nacional"

Nesta sexta-feira (19/10), às 16h, a mostra será inaugurada na Sala Múltiplos Usos do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Nesta sexta (19/10), será inaugurada no Centro Histórico-Cultural Santa Casa a exposição O Santíssimo em Adoração: 70 Anos do V Congresso Eucarístico Nacional, que reunirá objetos litúrgicos, paramentos, documentos, fotografias e trechos do filme produzido pela Leopoldis-Som, confeccionados especialmente para o evento. A exposição segue até 17 de novembro, com entrada franca.

A mostra, que é promovida pela Arquidiocese de Porto Alegre em união com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da capital gaúcha, recorda o 5º Congresso Eucarístico Nacional, realizado entre os dias 28 a 31 de outubro de 1948.

O evento se iniciou com a Procissão Eucarística noturna pelo Guaíba, no dia 27 de outubro. Na manhã do dia seguinte, a missa de abertura reuniu cerca de 80 mil pessoas, embaladas por uma orquestra e coro de 500 cantores. Durante todo o congresso, espalharam-se pela cidade catequeses intensas, reuniões de estudo e simpósios sobre o tema da eucaristia

Após dias intensos de reflexão e atividades, em 31 de outubro, dois grandes eventos marcaram o encerramento: pela manhã, a Missa Pontifical, presidida pelo cardeal legado Dom Jaime de Barros Câmara, arcebispo do Rio de Janeiro, e à tarde a Procissão Triunfal. Às 15h, saindo da Igreja Nossa Senhora das Dores, o cortejo oficial conduziu o Santíssimo Sacramento no ostensório do congresso. De acordo com as notícias que se veicularam, cerca de 300 mil pessoas estiveram presentes nos três quilômetros da procissão, em adoração ao Santíssimo, que seguiu ao Parque Farroupilha.

Ter a sab das 9h às 18h, Dom das 14h às 18h

Sala Múltiplos Usos – Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75)

Entrada franca