Foto: Divulgação

19

OUT

21

OUT
HORÁRIOS Sex 21h
Dom 13h30min

Carlos Urbim é o protagonista de "Um Guri Daltônico"

O documentário sobre o escritor e jornalista gaúcho vai ao ar nesta sexta-feira (19/10), às 21h, com reprise no domingo (21/10), às 13h30min, na TV Câmara de Porto Alegre

Nesta semana, o projeto CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre, apresenta o documentário Um Guri Daltônicodedicado ao escritor e jornalista Carlos Urbim (1948 – 2015). O filme vai ao ar pelos canais 61.4 (digital aberto) e 16 da NET, nesta sexta (19/10), às 21h, com reprise no domingo (21/10), às 13h30min.

No filme Urbim comenta suas experiências nas várias redações de jornais onde trabalhou e também os livros de literatura infanto-juvenil e publicações sobre cultura gaúcha escritos por ele. Há ainda depoimentos de Annete Baldi, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Cláudia Laitano, Claudio Antonio Pereira, Luiz Antonio de Assis Brasil, Marlene Pastro, Moacyr Scliar, Tânia Carvalho, Zoravia Bettiol e familiares. Urbim nasceu em 1948 em Santana do Livramento (RS), e morreu em 2015, em Porto Alegre, aos 67 anos.

Duração: 60min. Trilha sonora: Marlene Pastro.

Um Guri Daltônico faz parte da série de documentários dirigidos por Luzimar Stricher intitulada Conversa de Livraria. Os filmes já foram exibidos na TVE, na TVCOM (da RBS) e em cinema de Porto Alegre.

Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Além de Carlos Urbim, retratou expoentes da cultura gaúcha como o romancista Erico Verissimo, o poeta Mario Quintana, o folclorista Paixão Côrtes, os escritores Alcy Cheuiche e Airton Ortiz e a artista visual Arminda Lopes. Atualmente, Luzimar trabalha na pós-produção de um longa-metragem sobre o escritor Luis Fernando Verissimo.

Sex 21h, Dom 13h30min