Foto: Divulgação

16

OUT
HORÁRIOS Ter a partir das 16h

Arte é tema de game interativo

Nesta terça-feira (16/10), será realizado no Museu de Arte do Rio Grande do Sul o lançamento do jogo virtual "Aura-Remastered", que faz parte do projeto "O Poder da Multiplicação"

Nesta terça (16/10), será realizado no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) o lançamento do jogo virtual Aura-Remastered, que faz parte do projeto O Poder da Multiplicação. Realizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre no campo da arte impressa, o projeto inclui ainda website, exposição, catálogo e uma série atividades paralelas, como debates e visitas mediadas.

O evento será realizado em dois momentos: às 16h, a equipe responsável pela criação do jogo fará um painel de apresentação do projeto no auditório, como atividade de extensão da UFRGS, com inscrições prévias e gratuitas. A partir das 17h, o jogo estará disponível para experimentação do público em geral, no espaço expositivo, junto à exposição O Poder da Multiplicação, com entrada franca.

O jogo foi desenvolvido por uma equipe coordenada pela professora Paula Mastroberti, do Instituto de Artes da UFGRS. Aberto ao diálogo interativo com a exposição O Poder de Multiplicação – em cartaz no Margs até o dia 11 de novembro –, o jogo Aura-Remastered coloca em discussão a importância da cópia como forma de acesso à cultura e à arte em nosso cotidiano. Ele permite, também, por via da simulação e da metáfora, a experimentação das diferentes técnicas de reprodução em gravura ou arte impressa e o modo como essas técnicas afetam a cultura e a sociedade.

Para jogar, o usuário deverá copiar e colar figuras – stickers, carimbos, estênceis –, que exercem diversas funções, como ultrapassar obstáculos, destruir o muro que impede a visibilidade de outros mundos possíveis e concluir o jogo de forma criativa e variada. Depois da apresentação os participantes poderão jogar e interagir no espaço expositivo. O jogo também está disponível para download para o sistema Android.

Ter a partir das 16h

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s./n)

Entrada franca