Performance de Fyodor Pavlov-Andreevich. Foto: Yury Shorov/Divulgação

09

OUT

21

OUT
HORÁRIOS Diversos horários

32º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre

O festival será realizado de 9 a 21 de outubro, com exposições, performances, oficinas e feira gráfica. A abertura será nesta terça-feira (9/10), às 18h30min, na Pinacoteca Aldo Locatelli

VER GALERIA

O 32º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre será realizado de 9 a 21 de outubro. O projeto propõe atividades durante 11 dias com realização de oficinas, debates, exposições, feira gráfica e performances, além de um convidado internacional.

Artistas como Fyodor Pavlov-Andreevich, Chico Machado, Emílio Sessa, Marina Camargo, Romy Pocztaruk e Daniel Galera trazem história e contemporaneidade ao festival. A abertura será nesta terça (9/10), às 18h30min, com as mostras Acústicos e Elétricos – Aparelhos Sonoros de Chico Machado e Emílio Sessa: Tempos de Lembrança, ambas na Pinacoteca Aldo Locatelli.

O eixo da programação é a valorização do trabalho de redes colaborativas e inclui a participação ativa do público, que se dará em três projetos e de maneiras distintas. Na obra The 42 Cards, do artista convidado Fyodor Pavlov-Andreevich – uma performance de longa duração com enfoque na relação entre o público e o corpo do artista –, as pessoas são convidadas a abastecer esse corpo de emoções.

Pavlov-Andreevich tem explorado desde seus primeiros trabalhos a distância que separa um espectador de um objeto na arte ao vivo. A primeira experiência foi como parte do evento Marina Abramovic Presents em Manchester, na Inglaterra, em 2009, onde Andreevich apresentou um longa-metragem de 21 dias, chamado My Mouth Is a Temple – com curadoria de Hans Ulrich Obrist e Maria Balshaw.

Já no projeto No Coração da Agulha, Rede Hilo_ Red Fio se articula a prática do bordado coletivo em toalhas de mesa de grandes dimensões em locais públicos da cidade como viadutos, hospitais, praças e ruas. Esse encontro em Porto Alegre reúne, pela primeira vez, as 10 toalhas que vêm sendo bordadas pelos participantes do projeto.

Já o sarau Um Guia Afetivo de Porto Alegre partilha das narrativas sobre a cidade que habitamos e que nos habita, em um encontro na Biblioteca Josué Guimarães.

Confira a programação completa no site do festival.

Diversos horários

Diversos locais

R$ 50 (oficinas)