Festival Santa Maria Vídeo e Cinema recebe inscrições

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (31/8) no site do festival, que contará com três mostras competitivas. Podem concorrer curtas-metragens produzidos em todo o país

As inscrições para o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema se encerram nesta sexta (31/8). Podem concorrer curtas-metragens produzidos em todo o país.

A 12ª edição do SMVC ocorre entre os dias 21 e 25 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria (RS). Mais de cem filmes de todo o país já foram inscritos.

As inscrições podem ser feitas no site do festival, que contará com três mostras:

 

Competitiva Nacional

Serão aceitas obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2017, com até 20 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

 

Competitiva de Santa Maria e Região

Exclusivamente para essa mostra serão aceitas obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2014, com até 20 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção. Poderão participar obras de realizadores e realizadoras residentes em Santa Maria e cidades com até 70 quilômetros de distância.

 

Mostra Não-Competitiva

A Comissão Organizadora divulgará até as datas do festival a programação de mostras e atividades paralelas.

 

Neste ano, o festival volta às suas origens, retomando sua principal característica que é a relação com o espaço público. Todos os filmes serão exibidos na Praça Saldanha Marinho, que fica no coração da cidade.

Com o tema Atuar e Mudar as Coisas, o SMVC traz um importante questionamento sobre como o audiovisual pode ajudar a transformar o mundo.

– O festival, desde o início, tem como principal característica democratizar o acesso do público ao audiovisual. A difusão e o debate sobre a produção cinematográfica são marcas do SMVC em sua trajetória. E tudo isso estará de volta na Praça Saldanha Marinho – lembra Luiz Alberto Cassol, diretor e coordenador geral do SMVC.