Foto: Zeca Miranda/Divulgação

19

AGO
HORÁRIOS Domingo 18h30min

"Unicórnio" na Cinemateca Capitólio

Filme ganha sessão de pré-estreia na Cinemateca Capitólio. Neste domingo (19/8), às 18h30min, o diretor e roteirista Eduardo Nunes participa da sessão seguida de bate-papo

Unicórnio estreia nesta quinta (16/8) em Porto Alegre. No domingo (19/8), às 18h30min, o diretor e roteirista Eduardo Nunes participa de sessão seguida de debate na Cinemateca Capitólio.

O filme teve sua première internacional no Festival de Berlim de 2018, na mostra Generation, que é dedicada a títulos com temas ligados aos jovens, além de ter sido exibido na Première Brasil do Festival do Rio do ano passado e convidado para diversos festivais internacionais. Unicórnio é uma produção da 3 Tabela Filmes, em coprodução com Canal Brasil. O longa terá distribuição da Vitrine Filmes e integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras.

A história é uma adaptação de dois contos de Hilda HilstO Unicórnio e Matamoros. Na trama, Maria, vivida por Barbara Luz, aguarda com a mãe, interpretada por Patrícia Pillar, a volta de seu pai (Zécarlos Machado). A relação das duas muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor) à rústica casa de campo em que moram.

– Acredito que a literatura de Hilst, onde a poesia é uma presença forte mesmo em sua prosa, não permite uma adaptação convencional para o cinema. Para mim, a única forma de realizar este projeto era filmar a impressão que o livro criava em mim enquanto eu o lia, pois não há uma narrativa linear. Por isso, a experiência sensorial e o tempo narrativo de Unicórnio são tão importantes; o entendimento deste filme passa pelas sensações que ele provoca, por uma experiência imersiva – explica o diretor.

Rodado em dezembro de 2016 na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o lonfa contou com a mesma equipe técnica do filme anterior de Nunes, Sudoeste, que recebeu 23 prêmios internacionais e foi exibido em mais de 30 países. A fotografia do filme é de Mauro Pinheiro Jr., a direção de arte é de André WellerZé Nogueira é o responsável pela trilha sonora.

 

Assista ao trailer de Unicórnio:

 

Domingo 18h30min

Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

R$ 12 (50% para +60, estudantes e pessoas com deficiência)