Foto: Gilberto Perin/Divulgação

03

AGO

19

AGO
HORÁRIOS Diversos horários

Ópera "O Quatrilho" em turnê

O espetáculo inicia turnê pelo interior do Rio Grande do Sul, com apresentações em Recanto Maestro, Bagé, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo

Depois de estrear em Porto Alegre no último fim de semana com três sessões lotadas no Theatro São Pedro, a ópera O Quatrilho começa turnê pelo interior do Rio Grande do Sul, nesta sexta (3/8), em Recanto Maestro. A montagem rodará aproximadamente 2,5 mil quilômetros para chegar aos sete diferentes palcos que receberão as récitas durante o mês de agosto: Bagé (dia 9, no Museu Dom Diogo de Souza), Pelotas (dia 10, no Theatro Guarany), Passo Fundo (dia 12, no Teatro Notre Dame), Bento Gonçalves (dia 15, na Casa das Artes), Caxias do Sul (dia 18, no Teatro Murialdo) e Novo Hamburgo (dia 19, no Teatro Feevale). 

A ópera em dois atos de Vagner Cunha com libreto de José Clemente Pozenato garante uma leitura moderna e vivaz não só para a obra O Quatrilho, mas também para o gênero da ópera como um todo. Com direção cênica de Luís Artur Nunes e regência do maestro Antonio Carlos Borges-Cunha, a montagem tem recitativos em português e árias, duetos e coros cantados em italiano por sete atores e cantores.

O enredo de O Quatrilho baseia-se em fatos reais, retratando o cotidiano e a realidade dos imigrantes no Sul do Brasil no início no século 20, deixando claro o poder da mulher nas decisões de família também de negócios. A história se desenrola em 1910, em uma comunidade rural de imigrantes italianos, quando dois casais se unem para  sobreviver e decidem morar na mesma casa.

Com o tempo, a esposa de um passa a se interessar pelo marido da outra, sendo correspondida. Os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para traz seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isso desprovida de amor.

O título faz analogia ao jogo do quatrilho: jogo de cartas onde os parceiros se trocam ao longo da partida. Tudo pode acontecer nesse jogo.

 

Serviço:

Recanto Maestro (3/8)

Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, às 20h (Estrada Recanto Maestro, 338, Restinga Seca)

 

Bagé (9/8)

Museu Dom Diogo de Souza, às 20h30min (Rua Emílio Guilain, 2017)

 

Pelotas (10/8)

Theatro Guarany, às 21h (Rua Lôbo da Costa, 849 - Centro)

 

Passo Fundo (12/8)

Teatro Notre Dame, no Colégio Notre Dame, às 20h30min (Avenida Morom, 2255)

 

Bento Gonçalves (15/8)

Anfiteatro Ivo Antonio da Rold, na Casa das Artes, às 20h30min (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Planalto)

 

Caxias do Sul (18/8)

Teatro Murialdo, às 21h (Rua Flores da Cunha, 1470, Centro)

 

Novo Hamburgo (19/8)

Teatro Feevale, às 19h (ERS-239 – Câmpus II da Universidade Feevale – Vila Nova)

 

Diversos horários

Diversos locais

R$ 90 (50% para estudantes e + 60)