Edgar Vasques comemora 50 anos de traço

Um dos maiores artistas gráficos do Brasil, o gaúcho celebra a trajetória com exposições e lançamento de novo livro de tiras do antológico personagem Rango

VER GALERIA

O artista gráfico Edgar Vasques está completando 50 anos de atividade profissional em 2018. Para celebrar a data redondinha, o bamba do traço anuncia uma programação muito bacana que inclui lançamento de livros e exposição.

Já está no prelo Crocodilagem  O Brasil Visto de Baixo, novo álbum de tiras do antológico personagem Rango. O livro de estreia do anti-herói que é a cara do Brasil dos descamisados foi o mais vendido na Feira do Livro de Porto Alegre de 1974, tornando-se o primeiro título de humor gráfico a ocupar essa posição no ranking do evento.

O 17º volume do Rango reúne 143 tiras, que acompanham as desventuras do país desde 2007 até 2018, e que em boa parte foram publicadas no mensário Extra Classe, do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares do RS (Sinpro). A novidade, inédita, é que a maior parte das tiras é colorida. A publicação, prevista para agosto, será da L&PM Editores.

No dia 25 de agosto, rola a abertura da exposição Edgar Vasques (1968/2018) – 50 Anos Pendurado no Pincel, dentro da programação do 45° Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP), principal evento de humor gráfico do Brasil, com lançamento também por lá do Crocodilagem. Ainda em agosto, mas em Porto Alegre, será inaugurada uma mostra com originais do Rango na Galeria Hipotética, com sessão de autógrafos do livro.

Confira em primeira mão aqui no detalhe ao lado uma das tiras do livro.