Cartaz: Divulgação

04

JUL
HORÁRIOS Quarta 19h30min

Cinematógrafo Cineclube exibe "Janeiro 27"

O documentário sobre a tragédia da boate Kiss tem exibição nesta quarta-feira (4/7), às 19h30min, em Passo Fundo. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Luiz Alberto Cassol

Nesta quarta (4/7), às 19h30min, o Cinematógrafo Cineclube, em Passo Fundo, exibe o documentário Janeiro 27, que apresenta depoimentos de pais, familiares e sobreviventes do incêndio da boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 2013. O filme aborda três anos desde a tragédia e a compara a outras que também poderiam ter sido evitadas, que ocorreram na boate The Station (EUA, 2003) e na boate Cromañón (Argentina, 2004).

Produzido pela Accorde Filmes e dirigido por Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento, Janeiro 27 foi exibido e debatido em várias cidades do Brasil e Exterior e em canais de TV e web. Teve sessões especiais no Festival de Cinema de Gramado, no Festival do Cinema Latino-Americano de Trieste (Itália), no Festival de Havana (Cuba), no Festival de Santa Rosa e no Festival de Oberá (Argentina), entre outros. Após a exibição, acontece um bate-papo com o diretor Luiz Alberto Cassol (participação virtual), que também é cineclubista, e o primeiro e um dos maiores incentivadores desse cineclube.

Criado em 2015, o Cinematógrafo Cineclube retornou às atividades em junho de 2018, com sessões quinzenais, nas quartas-feiras. Tem como propósitos trazer a Passo Fundo parte da intensa produção cinematográfica que pouco circula no circuito comercial na cidade, e aproximar o público do fazer cinema através de bate papos com profissionais do audiovisual. Os bate papos acontecem logo após as exibições, e tem como objetivo falar sobre os processos de realização de um filme. A sala fica em anexo nos fundos do Sindicato dos Comerciários, na Rua Moron, 1731, próximo aos Correios.

 

Janeiro 27 (Brasil, 2014-2016, 70min)

Sinopse: Depoimentos de pais, familiares e sobreviventes da tragédia da boate Kiss, da cidade de Santa Maria, Brasil, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, que vitimou 242 jovens e deixou mais de 600 feridos. O documentário aborda os três anos desde a tragédia e compara a tragédias idênticas como na boate The Station, em West Warwick, EUA, em 2003, e a  boate Cromañón, em Buenos Aires, Argentina, em 2004. Tragédias que mataram centenas de jovens em um período de dez anos e que poderiam ser evitadas. Para que nunca mais aconteça. Não ao esquecimento. A iniciativa da realização do longa-metragem partiu de um pedido da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

 

Confira o trailer de Janeiro 27:

 

Quarta 19h30min

Cinematógrafo Cineclube (anexo do Sindicato dos Comerciários, Rua Moron, 1731 | Passo Fundo)

R$ 5