Festival Salve Salve no Centro Municipal de Cultura

Uma ocupação simbólica reúne artistas e intelectuais para homenagear a TVE, a FM Cultura e as fundações estaduais nesta segunda-feira (25/6), a partir das 18h

Renato Borghetti, Orquestra Villa Lobos, Nenung, Katia Suman, Diego Grando, Deborah Finocchiaro, Simone Rasslan, Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Bloco da Laje e mais um time de estrelas realizam uma ocupação simbólica nesta segunda (25/6), no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, para homenagear a TVE, a FM Cultura e as fundações estaduais. A entrada é franca.

O festival coloca em cena mais de 80 artistas e intelectuais de diferentes gêneros, estilos, gerações e trajetórias profissionais da cultura do Rio Grande do Sul para dar voz ao Manifesto Salve Salve contra o silenciamento dos artistas, o desmonte da cultura, das ciências, do meio ambiente, da informação, da educação e das artes. Todos clamam pelo diálogo e pela participação da sociedade civil nas decisões relacionadas ao patrimônio material e imaterial do povo gaúcho, que vão desde a ausência de dados relacionados ao PIB do RS até os riscos ao meio ambiente e o descaso com os acervos históricos da TVE e da FM Cultura.

Para dar voz à diversidade, nove espetáculos coletivos rebatizam os palcos do CMC com nomes de programas tradicionais das emissoras públicas: Tarde Popular Brasileira, Clássicos FM Cultura, Cantos do Sul da Terra, Contemporânea, Estação Cultura, Sessão Jazz, Radar e Conversa de Botequim, em atividades contínuas das 18h às 22h, num mutirão artístico pela cultura gaúcha. Canção, música instrumental, música erudita, música contemporânea, música popular brasileira, poesia, música regional gaúcha e brasileira estarão presentes em formações diversas, reunindo velhos conhecidos do público em arranjos exclusivos, parcerias inéditas e canções compostas para a ocasião.

 

Programação:

 

18h - Palco Tarde Popular Brasileira - Teatro Renascença

Orquestra Villa-Lobos, Muni, Maurício Nader, Stephanie Soeiro, sob regência de Cecília Silveira

 

18h30min - Palco Clássicos FM Cultura - Teatro Renascença

Catarina Domenici, James Correa, Thiago Colombo, Camilo Simões, Daniel Wolff e Leonardo Winter

 

19h - Palco Cantos do Sul da Terra - Sala Álvaro Moreyra

Renato Borghetti Quarteto (Pedrinho Figueiredo, Vitor Peixoto, Daniel Sá), Bebeto Alves, Dunia Elias e Paulinho Cardoso

 

19h30min - Palco Estação Cultura - Bar do Lupi

Sarau Elétrico da Resistência com Luís Augusto Fischer, Kátia Suman e Diego Grando

 

20h – Palco Contemporânea – Sala Álvaro Moreyra

Flautarium, Felipe Karam, Duo Nascente (Angelo Primon e Fernando Mattos) e Sexteto Gaúcho (Mathias Pinto, Lucian Krolow, Samuca do Acordeon, Elias Barboza, Guilherme Sanches, Alexandre Susin)

 

20h30min – Palco Sessão Jazz – Teatro Renascença

Bethy Krieger e Luizinho Santos, Marmota Jazz, Kula Jazz e Paulo Dorfman

 

21h  Palco Radar – Sala Álvaro Moreyra

Tonho Crocco, Ian Ramil, Nenung, Yanto Laitano, Alexandre Vieira, Luciano Leães, Solon Fishbone, Gustavo Telles,  Márcio Petracco e Os Replicantes

 

21h30min  Palco Conversa de Botequim – Teatro Renascença

Xaxados e Perdidos (Simone Rasslan, Álvaro RosaCosta, Beto Chedid), Nelson Coelho de Castro, Anaadi, Loma, Raul Ellwanger, Danny Calixto, Marcelo Delacroix, Arthur de Faria, Jerônimo Jardim e Gelson Oliveira.

Durante todo o evento acontecem performances poéticas e festivas percussivas com Deborah Finocchiaro, Batukatu e La Uruleyra. O Bloco da Laje marca a presença festiva no encerramento do evento. 

Segunda das 18h às 22h

Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Erico Verissimo, 307)

Entrada franca

Mais Informações